Bocaiuva do Sul

Quadrilha manda duas agências bancárias pelos ares na RMC

Bandidos ousados tentaram prender policiais militares e destruíram duas agências bancárias de Bocaiuva do Sul, na região metropolitana de Curitiba, na madrugada deste domingo (01).

A ação foi por volta das 3h, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca. Os homens, em três carros, agiram rapidamente e, em menos de 10 minutos, fugiram com todo o dinheiro que conseguiram levar. De acordo com a Polícia Civil, três veículos foram vistos passar várias vezes em frente à entrada principal da cidade antes do ataque.

“Fortemente armados, eles foram até a companhia da Polícia Militar e passaram uma corrente com um cadeado na porta de entrada de veículos, achando que conseguiriam prender os policiais”, disse o delegado Rubens Recalcatti, da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio.

Depois de supostamente trancar os policiais no destacamento, os bandidos foram até as agências do Banco do Brasil e Bradesco, que ficam na mesma rua da companhia da PM, e começaram a planejar a ação. “Enquanto dois homens, armados com fuzis, cuidavam da parte de fora das agências, os outros preparavam a explosão lá dentro”.

Em pouco tempo, os bandidos mandaram tudo para os ares e destruíram as duas agências. “Eles acharam que iam segurar a polícia, mas não. Rapidamente a PM chegou ao local, mas eles conseguiram fugir”, disse o delegado.

Segundo a polícia, os homens fugiram por uma estrada secundária que sai em Campina Grande do Sul. “Antes de fugirem, os bandidos ainda ameaçaram um grupo de pessoas que estavam em frente a um bar que já estava fechado, próximo à saída da cidade. Apontaram as armas e se mostraram bem agressivos”, contou Recalcatti.

A PM montou forte esquema de buscas, mas os homens arquitetaram bem o que fariam e ninguém os viu. De acordo com as testemunhas, eles usaram um Voyage preto, um Gol com vidros escuros e uma Saveiro ou uma Montana branca. Nenhum dos veículos foi encontrado pelas equipes.

Audaciosos

Segundo o delegado, os bandidos se mostraram destemidos e bem preparados. “São indivíduos que adquiriram técnicas específicas de abordagem, que não medem esforços para chegar ao foco. Mas mostraram que não sabem o que estão fazendo com os explosivos, porque poderiam ter atingido moradores e causar uma tragédia”, disse.

Pelo estado da agência, a polícia acredita que os homens usaram dinamite além da conta. “O que mostra que não estão sabendo o que fazem e não estão nem aí com a população. Farão o que for preciso para sair com o dinheiro do banco”, lamentou.

As duas agências, que são as únicas destes bancos na cidade, ficaram completamente destruídas pelas explosões. Segundo Rubens Recalcatti, a cúpula da segurança pública toda está envolvida no trabalho para encontrar os bandidos.

As investigações seguem pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), de Curitiba, que deve solicitar imagens de câmeras de segurança – tanto do banco, quanto de moradores e outros comércios próximos –, pois podem ser importantes na identificação dos criminosos.