Campos Gerais

‘Trafica’ de Ponta Grossa cai com droga, munição e grana

Policiais civis do Núcleo de Ponta Grossa da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) concluíram, na noite do último domingo (25), uma operação que resultou na apreensão de grande quantia de drogas nos Campos Gerais e na prisão de uma dos maiores traficantes da região. “Foi um importante trabalho de investigação que resultou na prisão do dono das drogas. Normalmente são presas as pessoas que transportam esse material, mas estamos trabalhando duro também para prender os grandes traficantes”, destacou o delegado-titular do Núcleo da Denarc de Ponta Grossa, Eduardo Machado de Oliveira.

Os agentes da Denarc possuíam a informação de que um importante traficante da cidade, de apelido “Feio”, estaria retornando de Foz do Iguaçu com grande quantia de entorpecentes. A droga, entretanto, seria transportada por um menor de idade, em outro veículo. “Feio” fazia a função de “batedor”.

Assim, os policiais civis realizaram intensa fiscalização na BR-277, próximo a Prudentópolis e deram ordem de parada a um Peugeot, dirigido por Alexandre dos Santos, 35 anos, o “Feio” e a um Gol, conduzido pelo menor, morador de Castro.

Em buscas nos veículos, os investigadores encontraram 97 quilos de maconha, 60 comprimidos de ecstasy, 150 munições de diversos calibres e um revólver calibre 38, além de mais de R$ 13.500,00 em dinheiro.

Os agentes verificaram, ainda, que o Gol utilizado pelos criminosos para transportar toda essa droga era “clonado”, possuindo placas duplicadas de um veículo de Carambeí. Após pesquisas, constatou-se que o carro usado pelos traficantes havia sido roubado em dezembro último, em Curitiba.

Machado de Oliveira ressaltou a importância da apreensão realizada: “O aperfeiçoamento das investigações da Denarc faz com que consigamos apreender grandes carregamentos de drogas antes mesmo de serem distribuídas na cidade. Nessa ação, ainda conseguimos recuperar um veículo roubado que era utilizado pelos traficantes para transportar drogas”, afirmou.

O delegado explica que é comum a prática de utilizar um menor de idade para transportar os entorpecentes e tentar livrar o real proprietário da droga, que viaja sem nenhum ilícito. Entretanto, nessa situação, a tática não deu certo: “Temos elementos de prova suficientes para comprovar que “Feio” era proprietário da droga apreendida e contratou este menor para transportar o entorpecente. Além de ser preso em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, pelo comércio de arma e munição e pela associação criminosa, o traficante também responderá por corrupção de menores e terá a pena do tráfico aumentada por envolver menor de idade”, disse.