Quebra-cabeça

Polícia prende cinco envolvidos na chacina do Walmart

Com a morte de um líder de quadrilha e a prisão de cinco pessoas, que fugiam para o interior do estado na madrugada desta terça-feira (20), a polícia acredita ter desvendado a ‘Chacina do Walmart’, em que seis pessoas morreram, no último dia de 2014. Os cinco presos foram capturados na BR-277, perto de Ponta Grossa. Segundo as investigações, eles faziam parte da gangue da parte de baixo da Vila Torres e desde a chacina, que vitimou cinco integrantes da gangue rival, estavam se escondendo em um apartamento na divisa do Bairro Alto e Tarumã.

Cerca de 150 metros deste apartamento, na sexta-feira (16), outros três membros da mesma quadrilha foram alvejados em um atentado a tiros, quando chegavam ao prédio de carro. Valdecir Cordeiro Macedo, 37 anos, considerado pela polícia como mandante da chacina, foi assassinado, junto com Diego Felipe Pontes Monteiro, 24. Um rapaz, identificado apenas como Rodrigo “Sadam” também foi baleado, mas segue internado no hospital.

Conforme informações da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Valdecir e Rodrigo participaram do tiroteio no Walmart. O filho de Valdecir, Gabriel Correia de Macedo, 20, que chegou baleado por ‘fogo amigo’ ao Hospital Cajuru horas depois da chacina e morreu na madrugada, também teria disparado contra as vítimas no estacionamento do supermercado. O quarto rapaz envolvido no tiroteio ainda não foi identificado.

 “A namorada de Gabriel, presa com o grupo que fugia para o interior, fazia compras no supermercado no dia 31 de dezembro. Foi ela quem ligou para Gabriel dizendo que os membros da gangue da parte de cima estavam vulneráveis. Ele comunicou ao pai e os dois, junto com o Rodrigo e o quarto indivíduo, foram até o supermercado matar os inimigos”, explicou o delegado Miguel Stadler, chefe da DHPP.

Com eles, foram encontradas duas pistolas e um fuzil. (Foto: Aliocha Maurício)

Líderes

Entre as vítimas estava Alan Fábio dos Santos, 26, tido como um dos chefes da gangue da parte de cima. Ele, assim como Valdecir, havia deixado a prisão naquele dia, para passar o réveillon com a família e deveria voltar para a Colônia Penal Agroindustrial (CPAI) no dia 3 de janeiro. “Resolveram as diferenças tão logo deixaram a prisão”, comentou Stadler. Ainda de acordo com o delegado, a prisão de Valdecir estava programada para acontecer no fim de semana, mas os rivais se anteciparam e o mataram um dia antes de ser preso.

Os cinco detidos na fuga para o interior foram identificados como Alaina Aparecida Cristo de Lima Mendes, Gustavo Cesse Santos, Leonardo Silveira de Lima, Luís Antônio Lima e Viviane Santos Teixeira. Todos tinham antecedentes criminais e dois eram procurados pela polícia.

No apartamento do Bairro Alto, a polícia encontrou um fuzil e duas pistolas, além de vasta munição. “Várias outras mortes ocorridas na Vila Torres foram causadas por armas de calibres idênticos aos das pistolas apreendidas. Acreditamos que além de usar esse armamento nos confrontos da vila, os bandidos também alugavam para outras quadrilhas”, disse o delegado.

O crime

No dia 31 de dezembro, quatro homens armados chegaram ao estacionamento do supermercado Walmart, na Avenida Comendador Franco (das Torres), e executaram a tiros cinco rivais enquanto eles colocavam as, compras no porta-malas do carro.

Alan e o primo dele, Diego Renato dos Santos, 25, morreram na hora. Eliton dos Santos Moreira, 25, James Robert dos Santos, 28, e Kelvin de Aguiar Pereira, 22, foram socorridos ao hospital, mas morreram horas depois.