Pelos ares

Gangue da dinamite rende guardas e atira contra delegado

Em apenas uma hora, na manhã deste domingo (18), bandidos explodiram cinco caixas eletrônicos em Curitiba. Os ataques aconteceram dentro da Rua da Cidadania, ao lado do Terminal de Santa Felicidade, e em uma empresa de fundição, na Cidade Industrial.

Em Santa Felicidade foram cerca de 6 bandidos, que renderam guardas municipais e vigilantes do terminal por volta das 6h30. Explodiram um caixa do Banco Santander e outro da Caixa Econômica Federal, mas conseguiram levar o dinheiro apenas do primeiro.

Delegado na mira

Um delegado da Polícia Civil, que mora a poucas quadras do local, ouviu a explosão e pegou o carro para conferir o que era. “Já imaginei que tinha sido os caixas da Rua da Cidadania. Quando me aproximei, vi os indivíduos fugindo. Eles abriram fogo e me abaixei para não ser atingido. Estavam armados de fuzil e metralhadoras”, descreveu o delegado.

Segundo testemunhas, foram mais de dez disparos na direção dele, mas nenhum o atingiu. Ele deu inicio às investigações, pegando imagens das câmeras de segurança da região.

A quadrilha deixou rastro de notas de R$ 20 perto do terminal e levou as armas e coletes de dois guardas. Fugiu em um Voyage vermelho, que recebeu cobertura de outros veículos não identificados. O carro foi abandonado minutos depois na região do Bom Pastor, em Campo Magro.

O esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), foi até a Rua da Cidadania e recolheu alguns vestígios dos explosivos, que eram de fabricação canadense. O Instituto de Criminalística e a Polícia Federal também enviaram equipes ao local para auxiliar nas investigações.

CIC

O ataque dentro da empresa de fundição na Cidade Industrial aconteceu cerca de 40 minutos antes das explosões e tiroteio em Santa Felicidade. A maneira como os bandidos agiram e a semelhança do carro usado na fuga fez a polícia acreditar que se trata da mesma quadrilha.

“Provavelmente explodiram os caixas na Cidade Industrial e em seguida pegaram a rodovia rumo Santa Felicidade. Testemunhas disseram que todos usavam camisetas brancas e foram bastante violentos com os guardas e vigilantes rendidos”, disse o delegado Rubens Recalcatti, da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), que esteve nos locais das explosões.

Na empresa de fundição, os marginais renderam vigilantes nas duas portarias. Foram aos caixas eletrônicos que ficam dentro de uma pequena unidade do Banco do Brasil e detonaram três terminais, um de cada vez. Segundo a Polícia Militar, apesar do grande estrago, os bandidos conseguiram levar o dinheiro dos três caixas.