Levou atraso

Tentativa de estupro acaba em morte no Parque Barigui

Um rapaz de aproximadamente 20 anos levou a pior após abordar um casal e tentar estuprar uma moça de 18 anos. O episódio atendido pela Guarda Municipal de Curitiba (GM) que terminou com a morte do suspeito de ameaça e tentativa de estupro aconteceu na tarde de sábado (17), em pleno Parque Barigui, tradicional ponto de lazer frequentado por muitas famílias curitibanas.

Uma das vítimas, o auxiliar de funileiro Rodrigo dos Santos de 23 anos relatou à equipe de reportagem do Paraná Online que tirou o sábado para passear com a namorada. Eles teriam chegado ao parque por volta das 10h e decidiram entrar em uma das trilhas localizadas atrás das churrasqueiras. O casal conversava no local quando um rapaz apareceu e pediu um cigarro. Santos entregou o cigarro e ele foi embora. “Depois de meia hora o mesmo cara retornou, mostrou uma arma e já partiu para cima dela, tentando tirar sua calça. Ele também queria que eu participasse dos atos obscenos, mas eu fiquei o tempo todo tentando conversar com ele, para que desistisse de fazer algum mal para a gente”.

Indivíduo foi encontrado morto minutos após perseguição da GM. Foto: Ciciro Back.

Felizmente, graças à coragem e a calma do auxiliar de funileiro, o sujeito a desistiu de suas intenções e foi embora. “Ele era estranho, tinha um jeito de ‘noiado’, dei o cigarro pra ele para evitar um conflito. Depois quando ele voltou e mostrou a arma ofereci nossos celulares, mas ele não aceitou, não quis levar nada da gente. Era tarado mesmo” contou o namorado.

Pistola utilizada pelo ‘tarado’ para tentar forçar vítimas. Foto: Ciciro Back.

Confronto com a GM

Assim que se viu livre, o casal saiu da trilha e foi até o módulo da Guarda Municipal fica no próprio parque. Lá relataram o ocorrido e em seguida os guardas já saíram em busca do suspeito. Um dos cerca de 30 oficiais que participaram da ação foi o guarda municipal Fernando Lima, que conta como foi o desfecho da situação.

“Assim que recebemos a denuncia do casal no módulo, da tentativa de estupro realizada por um individuo armado seguimos a procura do mesmo. Ao encontrar com nossa equipe nas trilhas na mata, ele correu e depois efetuou um disparo, que foi revidado por um guarda. Neste o momento o suspeito avisou que tinha sido atingido, mas não se entregou e correu novamente, largando uma pistola nove milímetros no caminho”.

Baleado, o individuo ainda não identificado, que vestia camiseta vermelha, bermuda verde e tênis preto ainda tentou fugir, mas foi encontrado pelos guardas já sem vida, em um riacho à cerca de 200 metros do local do confronto.

O delegado titular do 7º Distrito Policial, Ricardo Monteiro que atendeu a ocorrência disse que neste caso o próximo passo é ouvir as vítimas, os guardas municipais, apreender as armas do suspeito e do guarda e realizar a pericia no corpo e no local, para a abertura de inquérito. O corpo do possível estuprador foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Curitiba (IML).

Susto nas churrasqueiras

O projetista Marlon Wellner, 24, estava comemorando o aniversário de um amigo em uma das churrasqueiras públicas do Barigui quando percebeu a movimentação da GM e logo depois ouviu um disparo. “A gente estava aqui desde as 8h30, por volta do meio dia começaram a chegar vários carros das guarda municipal e logo ouvimos um tiro. Quem estava presente se assustou e os guardas pediram que nos afastássemos do local. Depois soubemos o que tinha acontecido. Foi um susto”.