Ao meio-dia

Dupla promove ‘fuzilaria’ em carro na Praça Carlos Gomes

Tiroteio por motivo passional provocou pânico na Praça Carlos Gomes, no coração da cidade, na tarde de ontem. Dois homens chegaram a pé e dispararam contra os ocupantes de um Citroën C3 preto. O motorista do carro teria revidado. Foram cerca de oito disparos em pleno horário de almoço. Dois deles estilhaçaram a porta de vidro do jornal Gazeta do Povo. O suspeito de atirar foi detido e encaminhado ao 1º Distrito Policial. Segundo a polícia, ele seria ex-marido da mulher que estava no veículo, com o atual namorado.

Imagens das câmeras de monitoramento mostram o momento em que o motorista, duas mulheres e um homem entram no veículo, estacionado em frente ao jornal, pouco antes das 13h. Dois homens se aproximam do carro a pé e, depois de aparentemente falar algo para os ocupantes, um deles dispara várias vezes. Uma das mulheres sai do C3 e se joga no chão para evitar as balas. O atirador tenta se proteger atrás de outro veículo.

A pistola calibre 380 usada pelo atirador foi jogada, descarregada, dentro do prédio da Gazeta do Povo. Pouco depois dos tiros, o veículo saiu e os dois rapazes fugiram a pé. Um deles, identificado como Jhonny Roxo do Nascimento Sacavem, foi alcançado por policiais militares e detido na estação-tubo da Rua Lourenço Pinto. Ele usava tornozeleira para o monitoramento de presos em regime semiaberto.

O outro atirador foi visto descendo a Rua Pedro Ivo. Vestia bermuda, moletom vermelho e boné. Depois de efetuar os disparos contra o veículo, ele colocou a pistola no bolso da frente do moletom e deixou o local caminhando. Depois da Travessa da Lapa, não foi mais visto. O ferido foi levado no C3 até o hospital. De acordo com a polícia, uma arma foi apreendida dentro do carro.

População aglomerada no Centro após a troca de tiros. Foto: Aliocha Maurício.

Corsa

Testemunhas apontaram para os policiais o Corsa cinza, estacionado nas proximidades, no qual os atiradores teriam chegado. O veículo passou por perícia do Instituto de Criminalística, a fim de retirar possíveis impressões digitais dos suspeitos. No local do tiroteio, a polícia recolheu pelo menos oito cápsulas.

De acordo com o delegado Janderson Janine, do 1.º DP, o rapaz preso marcou encontro com a ex-mulher na praça. “Chegando lá, ela estava com o namorado atual. Não sabemos se houve um desentendimento anterior, mas houve troca de tiros entre o atual e o ex”, afirmou. Um dos homens que estava no veículo foi baleado, mas, de acordo com o delegado, não há certeza se era o atual da moça ou o amigo dele.

Pânico

“Houve grande quantidade de tiros, o que gerou temor por parte dos populares que estavam no local”, ressaltou Janderson. A área onde ocorreu o tiroteio ficou isolada por cerca de duas horas. Um comerciante, que preferiu não se identificar, contou ter ouvido os estampidos. “Pensei que fossem fogos. Aí vi o cara com a arma na mão, atirando contra o carro. A moça juntou algo no chão e entrou no veículo, e eles saíram”, contou. “Dava para ver que o homem que atirou estava bem nervoso”, comentou. “Na hora não fiquei com medo, mas depois foi passando a adrenalina e meu deu uma sensação ruim”.

O vendedor ambulante Emanoel Ribeiro afirmou que não ouviu nenhuma discussão, apenas os tiros. Ele e a mulher, grávida de oito meses, abaixaram-se para se proteger. “É melhor que a gente faz para evitar bala perdida”.

Um suspeito, que recebeu indulto de Natal, foi preso nas proximidades. Foto: Aliocha Maurício.

<,/div>