Ano novo, rolo velho

Em quatro dias deste ano, 23 presos já fugiram de delegacias do Paraná

O ano de 2015 começou com o mesmo problema na segurança pública no Paraná. Na madrugada de quinta-feira (1.º), sete presos fugiram da Delegacia da Lapa. Eles renderam os policiais que estavam de plantão. A polícia tenta agora recapturar os bandidos e o delegado-titular do município foi afastado da função pelo delegado-geral da Polícia Civil.

Segundo informações iniciais, que serão investigadas, os presos teriam fugido pelo telhado da delegacia depois de render dois policiais. Eles escaparam armados com espingardas e pistolas e ainda roubaram um carro, que foi encontrado abandonado em Araucária.

Por determinação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), a Polícia Civil e o Departamento Penitenciário (Depen) deveriam agir com rigor nas investigações sobre a fuga de presos e outros crimes cometidos na delegacia da cidade. Na sexta-feira (2), o delegado-geral Júlio Cézar dos Reis determinou a remoção do delegado-titular da Lapa, Michel Teixeira de Cavalho. O delegado-adjunto Vinícius Fernandes Maciel agora comanda a delegacia.

A decisão do delegado-geral foi baseada num relatório feito pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil, que, logo após a fuga, foi ao local para investigar e descobrir detalhes do que aconteceu na Lapa. Segundo a Polícia Civil, havia determinação da Divisão Policial do Interior (DPI) para que houvesse atenção especial no período de festas da virada do ano no que diz respeito às custodias de presos, mas mesmo com o aviso, o relatório constatou que uma das celas estava sem cadeado, local este por onde os presos fugiram.

Além do cadeado aberto, a corregedoria constatou, preliminarmente, irregularidades, inclusive em escala de plantão feita com ausência de previsão legal e imprópria para o bom atendimento das atividades. Na delegacia da Lapa estavam dez presos provisórios, todos capturados há poucos dias. Alguns ainda respondiam inquérito policial e era de interesse da polícia que ficassem no local, por isso não foram encaminhados.

De acordo com a Polícia Civil, foi aberto processo de investigação preliminar pela Corregedoria-Geral, onde todos os policiais serão ouvidos e, se houver indícios de culpa, serão punidos. Michel Teixeira de Carvalho ficará à disposição do Grupo Auxiliar de Recursos Humanos (GARH) até nova decisão.

O delegado-geral da Polícia Civil destacou que mesmo sendo a administração da carceragem da Lapa uma gestão compartilhada com agentes do Departamento Penitenciário (Depen), é importante que a Polícia Judiciária tome essas medidas para que situações como esta sejam evitadas.

Mais fugas

Na primeira semana de 2015, o Paraná já registrou três fugas em delegacias. Também no sábado, seis presos fugiram da cadeia da delegacia de Ivaiporã, no Norte do Estado. Na madrugada de ontem, dez presos fugiram da cadeia da unidade da Polícia Civil de Bela Vista do Paraíso, também no Norte.