Pato Branco

Polícia Civil desarticula quadrilha de falsificação de CNH

Policiais da 5ª Subdivisão Policial (SDP) de Pato Branco, região sudoeste do Estado, desarticularam, nesta semana, uma quadrilha suspeita de falsificar e vender Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em quatro estados brasileiros. Dezesseis pessoas foram presas durante a Operação Olaria, comandada pela delegada-adjunta da 5ª SDP, Franciela Alberton Biava.

A ação contou com o apoio de mais de cem policiais civis dos estados envolvidos e resultou na apreensão de diversas CNHs falsas, papéis para confecção de CNHs, e computador e impressora utilizados para cometer o crime.

Foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão nas cidades de Palmas, Clevelândia e Pato Branco (Paraná), Balneário Camboriú, Maravilha e Xanxerê (Santa Catarina), Frederico Westphalen (Rio Grande do Sul), e Iguatemi (Mato Grosso do Sul).

Segundo a delegada, os suspeitos utilizavam uma olaria em Clevelândia como fachada para produzir os documentos, que chamavam de “milheiro de tijolo”, a fim de não levantar suspeitas. “Eles estavam instalados neste lugar há aproximadamente dois anos e revendiam os documentos nos estados vizinhos por um valor que variava de R$ 1.500 a R$ 2.500. As falsificações eram feitas apenas por uma pessoa, que ficava em Clevelândia, e os comparsas eram responsáveis por encontrar compradores, recolher informações pessoais e a assinatura para colocar na carteira”, conta ela, sobre o esquema.

FALSIFICAÇÃO – Segundo a polícia, os documentos utilizados para a falsificação provinham de habilitações originais vencidas ou extraviadas. A quadrilha utilizava solvente para apagar as informações pessoais originais do papel. Após, era reimpresso no documento as informações e assinatura dos compradores.

A delegada afirma que as investigações a respeito do crime vão continuar e que outras pessoas deverão ser presas. “Pretendemos dar seguimento para prender suspeitos que adquiriram as carteiras e descobrir como a quadrilha conseguia os documentos originais para fazer a falsificação”, diz.

APURAÇÃO DE FRAUDES – O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) possui uma Controladoria de Inspeção e Auditagem que apura diversas denúncias de fraudes em habilitações e processos internos e externos. Alguns casos são resolvidos administrativamente e outros são encaminhados para a Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas. As fraudes mais comuns em Carteiras de Habilitação são aquelas para apresentação de condutor como infrator, falsificação para pessoas não habilitadas e CNH como documento de identificação para menores.

“Os órgãos de trânsito têm trabalhado cada vez mais para evitar fraudes. A partir do dia 1º de julho de 2015 entra em vigor uma nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que altera a confecção da CNH e do Certificado de Registro de Veículo e de Licenciamento de Veículo, para tornar os documentos ainda mais seguros, com 28 itens de segurança na CNH e 17 nos documentos de veículos”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.