Caiu a casa

Desarticulada quadrilha internacional que tinha sede no Paraná

Depois de dez meses de investigações, a Polícia Federal, por meio da “Operação Denarius”, desarticulou uma organização criminosa baseada em Umuarama, no Paraná. Ao todo, as investigações apontam para uma organização criminosa composta no Brasil por 13 pessoas dedicadas unicamente ao narcotráfico e à “lavagem” do dinheiro arrecadado.

As investigações que tiveram início no mês de fevereiro de 2014, quando foi identificado um pecuarista de Umuarama que agia em parceria com pessoas residentes no Paraná e em outros estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rondônia) em procedimentos de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, transformando os euros e dólares em reais, os quais eram aplicados prioritariamente na aquisição de imóveis, cabeças de gado, veículos e aeronaves, além de financiar um estilo de vida suntuoso, com constantes viagens de férias ao exterior.

Divulgação/Polícia Federal
A PF apreendeu R$150 mil em espécie na cidade de Guaíra/PR, que estavam sendo enviados para o Paraguai de forma ilegal.

Com o avançar das investigações, foi identificada uma ampla rede internacional de narcotráfico, que recebia grandes carregamentos de cocaína oriundos do Peru e Bolívia e os remetiam para a Europa, camuflada em meio à madeira de casas pré-fabricadas enviadas em containers.

Foram apreendidos 831kg de cocaína, R$ 150 mil em espécie, que se constituem provas das atividades da Organização Criminosa desarticulada no dia de hoje, além de mandados de prisão (para 13 pessoas), de condução coercitiva (para outras 16 indivíduos), de busca e apreensão domiciliar (contra 39 locais), de bens (para 37 veículos, duas embarcações e três aeronaves), de 3500 cabeças de gado e bloqueio de bens imóveis e de contas bancárias.

Suspeita-se que  o patrimônio a ser apreendido e bloqueado judicialmente tenha um valor total superior a 60 milhões de reais e que pertençam, diretamente ou por meio de “laranjas”, aos membros da Organização Criminosa.

Divulgação/Polícia Federal
Droga era enviada à Europa em containers com madeira de casas pré-frabricadas.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas por 180 Policiais Federais e 10 Auditores da Receita Federal, simultaneamente em 16 municípios de 6 Estados da federação, sendo eles: no Paraná (Umuarama, Altônia, Cruzeiro do Oeste, Maria Helena, Londrina), no Mato Grosso do Sul (Amambaí, Porto Murtinho, Aral Moreira), em São Paulo (na capital), no Mato Grosso (Itaúba, Nova Santa Helena, Colíder, Nova Canaã do Norte, Alta Floresta), em Rondônia (Ariquemes) e em Minas Gerais (Rio Acima).

Os presos e o material apreendido serão encaminhados a Delegacia da PF, onde serão ouvidos e mantidos sob custódia à disposição da Justiça Federal do Paraná.