Sobram ladrões

Lojas funcionam com portões fechados no bairro Santa Quitéria

Cinco quadras separam o 12º Batalhão da Polícia Militar da rua Bocaiuva, no bairro Santa Quitéria, mas essa proximidade não é sinônimo de segurança para os comerciantes da via. Assaltantes já levaram parte do lucro do dia de trabalho da farmácia e também de uma fábrica de confecção de uniformes. Esta rotina de roubos levou outros estabelecimentos, como o salão de beleza Arte e Estilo, a funcionarem com os portões fechados, afastando parte da clientela.

Trabalhando há cinco anos no mesmo endereço, a proprietária do salão, Regina Célia Gamas, diz que a insegurança tomou conta da rua. “Não deixo mais o portão aberto, porque os assaltos que ocorreram na rua foram durante o dia, tamanha a confiança dos bandidos. Só que isso acaba afastando os clientes também”, avalia. “Toda semana sabemos de algum assalto na rua”, acrescenta.

Moradora há 37 anos do bairro e funcionária da farmácia, a operadora de caixa Sandra Sidra de Campos afirma que o bairro onde nasceu e cresceu “já foi um lugar seguro”. “Hoje dá medo de sair de casa ou de entrar no trabalho”, constata ela, que reside a algumas quadras do seu local de trabalho. Em um dos dois assaltos que a farmácia sofreu em setembro, ela estava presente. “Foi muito assustador, até porque eles entraram armados. Mas o mais revoltante foi que a polícia só chegou ao estabelecimento para prestar atendimento uma hora e 15 minutos depois do nosso chamado”, conta.

O grande questionamento de Sandra, Regina e de outros comerciantes da região é sobre essa demora da polícia, bem como a falta de ronda no local, uma vez que o 12º Batalhão da PM fica bem próximo da rua Bocaiuva, na rua Curupaitis. “Tanto a PM quanto a delegacia estão perto daqui”, informa Sandra.

A assessoria da PM informou que realiza e prosseguirá com o policiamento no bairro Santa Quitéria por meio do 12º Batalhão e que na região atuam “policiais da radiopatrulha, das Rotams e também, mais recentemente, com módulos móveis recebidos do governo do Estado”. A corporação também explicou que nos últimos tempos houve aumento no efetivo com a formação de novos policiais militares, que passaram a atuar na região, mas não revelou qual a quantidade adicional de pessoal. A PM também reforçou a importância dos cidadãos tomarem alguns cuidados básicos “tais como ao estacionar o veículo, na entrada e saída de lojas e em relação ao uso de celular na rua”.

Quanto à atuação do 9º Distrito Policial, a assessoria da Polícia Civil explicou que a população deve registrar as ocorrências lá e buscar um diálogo com o delegado, superintendente ou investigador a fim de levar informações que contribuam para os profissionais desenvolverem ações específicas na rua. O 9º DP fica na Av. Pres. Arthur da Silva Bernardes, 375, no Santa Quitéria. O telefone é o (41) 3270-3750.