Na hora do saque

Fumaceira em banco localizado no Rebouças causa pânico

No dia em que bandidos roubaram cerca de 100 bananas de dinamite em Almirante Tamandaré, uma forte fumaça seguida de movimentação do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar deixou os moradores da Rua Rockfeller, próximo ao cruzamento com a Rua Brasílio Itieberê, nos fundos da Corregedoria da Polícia Civil, no Rebouças, em pânico. Um cliente foi a agência do Banco do Brasil, tentou sacar dinheiro e reparou que o local estava com bastante fumaça. Quando os bombeiros chegaram, suspeitaram da ação de bandidos da gangue da dinamite ou do maçarico. A PM foi acionada e as equipes descobriram que a fumaça não passava de um processo de dedetização não oficializado pela gerência do banco.

Logo que os bombeiros chegaram, repararam que a fumaça que tomava conta dos caixas eletrônicos não parecia causada por fogo. “Muita fumaça, mas não tinha cheiro e nenhum foco de incêndio. Procuramos e encontramos, em uma das portas internas, um aviso escrito à mão de que a agência passaria por dedetização. Por conta dos constantes ataques aos caixas eletrônicos, estranhamos, pois poderia ser uma tentativa de despistar a polícia, e chamamos a PM”, explicou a tenente Rafaela Beckert.

Em poucos minutos, mais de dez policiais chegaram ao local em três viaturas e praticamente fecharam a rua. O banco foi isolado e os policiais não encontraram nenhum vestígio de que poderia se tratar de um ataque. “Um funcionário que estava em uma parte anexa a agência conseguiu contato com a gerente, que confirmou a dedetização”, disse a tenente. A gerente do banco foi chamada e recebeu orientações.

Os vizinhos dos prédios ao lado da agência ficaram assustados, pensando que algo grave estava acontecendo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os processos de dedetização provocam fumaça, que podem muitas vezes ser confundidos com incêndio. “Por isso, é importante que a empresa avise, ligando pelo 193, formalizando o que será feito no local, para tranquilizarmos vizinhos e, em alguns casos, clientes, caso haja ligações”, explicou a tenente.