Ânimos contidos

Presos se rebelam por falta de espaço em Fazenda Rio Grande

Presos da carceragem da delegacia de Fazenda Rio Grande se rebelaram na manhã desta quinta-feira (13). Os 49 detentos, que estão num espaço para oito, reclamavam das condições e começaram o principio de rebelião, com greve de fome. Com o auxilio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), os ânimos foram contidos.

Segundo o delegado Fábio Machado dos Santos, desde quarta-feira (12), os policiais estranhavam as atitudes dos presos. “Fizeram greve de fome e percebemos que algo, além do fato de estarem em uma cela totalmente superlotada estava errado”, explicou.
 
Na manhã desta quinta-feira (13), os detentos começaram o tumulto e imediatamente o Cope foi acionado. “Separamos os presos que estavam no comando da tentativa de rebelião e fizemos uma varredura na cela, mas nada de errado foi encontrado”, disse o delegado. Depois que a cela foi vistoriada, os presos foram recontados e voltaram para a cela.

O delegado aguarda o posicionamento da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) para a transferência dos presos. “Não podemos continuar com tantos presos em um espaço tão pequeno. Além de não conseguirmos fazer nosso trabalho direito, estamos correndo riscos”, reclamou Fábio.