Treinando

Polícia Federal participa de simulado de ameça de bomba

A Polícia Federal participou de um exercício simulado de ameaça de bombas (ESAB), nesta quinta-feira (30), no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

Previsto no Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC), o exercício é aprovado por decreto e conta com a participação de instituições públicas e privadas que compõem a comunidade aeroportuária.

Durante o ESAB, a Assessoria de Avaliação de Risco (AAR) – composta por membros da segurança aeroportuária – avalia uma ameaça de bomba, para decidir sobre o acionamento do Grupo Especializado em Bombas e Explosivos do Departamento de Polícia Federal no Paraná (GBE/PR).

O GBE/PR, composto por Peritos Criminais Federais habilitados como explosivistas e especializados em contramedidas, desempenha as atividades de inspeção, identificação e neutralização de artefatos explosivos empregando técnicas e recursos materiais disponíveis. Para isso são utilizados robôs antibombas, aparelho de raios-X portátil, traje antifragmentação e kits de cordas e ganchos.