777 quilos

Nem batedores conseguem salvar droga de ser apreendida

A quadrilha de traficantes que transportava drogas de Foz do Iguaçu para São Paulo, passando pela região de Curitiba, teve dois membros presos e um carregamento com 777 quilos de maconha apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no fim da madrugada desta sexta-feira (24). Parte da droga estava no porta-malas de um Honda Civic prata, com placas de Cascavel, mas a maioria dos tabletes seguia espalhada no banco traseiro do veículo.

Um Fox cinza, placas de Itu, São Paulo, seguia na frente pela BR-277, com dois ocupantes que por telefone avisavam o motorista do Civic se a pista estava sem polícia. “Mandar os batedores foi inútil porque desde a saída dos dois carros de Foz do Iguaçu, por volta das 19h40 de quinta-feira (23), ambos eram monitorados”, disse o policial Alfredo Gameiro da PRF.

Os policiais pararam o Fox perto do quilometro 143, em Balsa Nova, e deram voz de prisão aos dois ocupantes, de 31 e 23 anos. Mas o motorista do Civic, que estava um pouco atrás, puxou o carro para a esquerda e seguiu na contramão, passando pela blitz em alta velocidade.

“Iniciamos a perseguição e ele percebeu que, apesar da potência do carro em que estava, o peso da droga ia atrasá-lo. Então jogou o veículo no barranco e fugiu a pé pelo matagal”, contou Alfredo. Durante a manhã, viaturas da PRF rodaram pela região de Balsa Nova para detê-lo, mas ele não foi encontrado. Os dois carros, a droga e os batedores foram levados para a Superintendência da Polícia Federal, no Santa Cândida.

Investigação

Há cerca de 20 dias, esses bandidos, que moram na fronteira com o Paraguai, eram investigados. “No dia 2 deste mês, membros da mesma quadrilha capotaram outro Civic, com 800 quilos de maconha, em Tunas do Paraná, ao norte da capital. No mesmo dia, batedores do bando se acidentaram com outro carro na região”, explicou Alfredo.

Dois dias depois, o Honda Civic apreendido ontem, foi roubado em Santa Tereza do Oeste, perto de Cascavel, e teve as placas trocadas. “A família de um dos presos tem comércio na cidade onde o carro foi roubado”, comentou o policial rodoviário.
Além da droga, dentro do veículo havia um par de placas de São Paulo. Para a polícia, seriam colocadas no Civic para que o veículo trafegasse no estado vizinho sem levantar suspeitas.

Na noite de quinta-feira, a PRF apreendeu cerca de 700 quilos da droga em um Clio, com placas de Pernambuco, estacionado no pátio de um motel, em Guarapuava.

Divulgação/PRF