Rende-se pelo garoto

Pai desiste de lutar com bandidos ao ver ‘coragem’ de filho

Ao ver o filho, de 9 anos, seguir seu exemplo e partir para cima dos assaltantes, o cortador de madeira Joaquim Assis Florêncio Santos, 54 anos, desistiu de reagir e deixou o trio levar sua Montana. Ele chegava em casa com a criança, por volta das 20h de ontem, em Tunas do Paraná, quando foi atacado. Os bandidos foram perseguidos pela polícia, na BR-476 (Estrada da Ribeira) e bateram em um barranco. Dois se feriram e um escapou pelo mato.

Joaquim mal tinha parado o carro em frente à residência, quando o trio apareceu. Os assaltantes pediram para entrar na casa, mas o homem disse que a chave não estava com ele e tentou desarmar o único marginal armado. O ladrão atirou, mas a arma falhou e o filho de Joaquim pulou sobre ele. O trabalhador levou uma paulada na perna e também percebeu que a criança poderia ser morta pelo trio.

Na confusão, ouviram o barulho de um veículo se aproximando, entraram na Montana da vítima e fugiram em direção à Colombo. Dois na cabine e o armado, na caçamba do veículo, passaram a ser perseguidos por uma viatura da Polícia Militar. Apoio foi chamado e o trio foi cercado na Estrada da Ribeira, por outras viaturas da PM que iam em sentido contrário.

Irmãos

O motorista perdeu a direção e foi direto para o barranco, no quilômetro 98, em Bocaiuva do Sul. Ele e o passageiro ao lado se feriram, porém sem gravidade, e o que estava na caçamba foi ejetado. O rapaz aproveitou e correu pelo matagal que margeia a estrada e não foi encontrado. Os policiais prenderam os feridos, que foram atendidos pelo Siate e não precisaram ser hospitalizados.

Os dois disseram ser irmãos e morar em Piraquara. Eles foram identificados como Rodrigo dos Santos, 22 anos, e Rominique Ribeiro dos Santos, 20, e levados à delegacia de Bocaiuva do Sul. As duas motosserras que estavam na Montana foram recuperadas, mas o carro, sem seguro, ficou muito danificado. Participaram da ação nove viaturas e três ambulâncias.