'Porta de cadeia'

PF cumpre mandados contra advogados em Guarapuava

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (14), a operação Themis, com o objetivo de combater crimes praticados por advogados, em Guarapuava, no interior do Estado.

Na ação, que foi acompanhada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em todos os locais, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo dois em escritórios de advocacia e um em uma residência, todos expedidos pela Vara da Justiça Federal local.

Foram apreendidas dezenas de quilos de documentos, além de pen drives, notebooks, agendas e telefones celulares. Na residência foi encontrada ainda pequena quantidade de maconha, tendo o responsável sido conduzido até a Delegacia de Polícia Federal em Guarapuava/PR para lavratura de Termo Circunstanciado por guarda de droga para uso próprio.

Os advogados são investigados pelos crimes de exercício ilegal da profissão com decisão administrativa, estelionato, tergiversação ou patrocínio infiel, falsidade ideológica e uso de documento falso, todos do Código Penal.