Que mancada!

Quadrilha explode caixa eletrônico e um deles se dá mal

A explosão de um caixa eletrônico em Bom Sucesso, próximo a Maringá, no noroeste do Estado, na madrugada desta terça-feira (14), foi malsucedida para o grupo criminoso, principalmente para Maycon Willian Soares, 27 anos. Na detonação, o rapaz teve a perna esquerda amputada do joelho para baixo e sofreu lesão grave no braço, quase arrancado pelos estilhaços.

“Pouco depois das 3h30 quase a cidade inteira acordou com o estrondo. Logo nos ligaram informando que os caixas do Sicredi tinham sido explodidos. Quando chegamos à agência, encontramos terminais destruídos e rastros de sangue que levavam ao meio da rua, onde estava parte da perna do ladrão”, descreveu o sargento Oliveira, do 10.º Batalhão da Polícia Militar.

Abandonado

Os bandidos fugiram em um Vectra prata, com placas de Curitiba, e abandonaram o colega ferido no acostamento da BR-369, perto de um posto de combustíveis, no trevo norte da cidade. Maycon foi socorrido de ambulância ao Hospital da Providência, em Apucarana, onde ficou internado, com policiais fazendo a guarda. Ele não corria risco de morrer.

Quando amanheceu, a polícia encontrou o Vectra abandonado em uma estrada rural, em Novo Itacolomi, a 90 quilômetros de Bom Sucesso. Dentro do veículo havia marcas de sangue. Os outros quatro bandidos não foram localizados. O crime é investigado pela delegacia de Jandaia do Sul.

De acordo com a polícia, não era a primeira vez que Maycon participava deste tipo de crime. “Quando foi preso em 2012, na residência dele foram encontrados explosivos e armas”, disse Oliveira.

Ataques

Este foi o terceiro ataque contra caixas eletrônicos da mesma agência, em cerca de dois anos. Neste mesmo período, segundo a polícia, outros cinco caixas, do Banco do Brasil e do Bradesco, também foram explodidos. A cidade, que tem pouco mais de 6 mil habitantes, costuma ter poucas ocorrências, a maioria de violência doméstica ou pequenos furtos.

O Paraná é o terceiro estado preferido por ladrões de bancos, de acordo com a pesquisa nacional divulgada pela Contraf – Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, em agosto. Os números do primeiro semestre mostram que agências e postos bancários instalados no Estado sofreram 31 assaltos e 151 arrombamentos, que incluem explosão ou corte com maçarico de caixas eletrônicos. Os estados que encabeçam o ranking são São Paulo e Minas Gerais.