Impasse

Dez agentes penitenciários ainda são reféns em Guarapuava

Dois dos agentes penitenciários feitos como reféns na Penitenciária Industrial de Guarapuava, no interior do Estado, foram libertados nesta terça-feira (14). Outros 10 agentes seguem nas mãos dos amotinados. Entre 5 e 6 detentos, presos por crimes sexuais, também são reféns dos amotinados.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), são aproximadamente 40 indivíduos que se rebelaram e o grupo exige a transferência para outras unidades prisionais do Paraná e de Santa Catarina.

A negociação está sendo conduzida pelo diretor do Departamento de Execução Penal do Estado do Paraná (Depen) Sezinando Paredes, mas não há previsão para o encerramento da rebelião.

A Seju informou também que 11 reféns pularam do telhado e que outros dois foram jogados, mas que passam bem, sofrendo apenas ferimentos leves. O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) desconfia que os detentos aguardam ordem de facção criminosa para encerrar a revolta.

Libertados

No total, até a noite desta terça-feira (14), três agentes penitenciários foram libertados. Um deles, o primeiro, precisou ser atendido por médicos, já que havia sido queimado com cola quente. O segundo agente a ser liberado pelos detendos foi trocado pela garantia de ter que o almoço seria enviado à penitenciária.  AInda não se sabe o motivo da última liberação de reféns do presos.