De novo

Presos se rebelam e fazem mais de 160 reféns em Guarapuava

Um grupo de presos da penitenciária de Guarapuava rendeu agentes penitenciários e mais um grupo de aproximadamente 160 outros presos, no final da manhã desta segunda-feira (13).

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), o grupo rebelado rendeu oito agentes e o outro grupo de presos, que estava voltando de um canteiro de trabalho.

A Polícia Militar já está na penitenciária, além do diretor do Departamento de Execução Penal do Estado do Paraná (Depen), e as negociações com os presos estão em andamento.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), por sua vez, afirma que são 12 os agentes penitenciários feitos como reféns e cobra medidas do governo do Estado para que este tipo de problema não ocorra mais.

“Não interessa o número de agentes reféns, o que queremos é que este tipo de situação não ocorra mais. Esta é a 21ª rebelião no Estado desde dezembro do ano passado e nada muda”, protesta o presidente do Sindarspen, Antony Johnson.

Em nota, o Sindarspen afirmou também que “o sistema penitenciário do Paraná esta passando por uma grande crise, sendo necessário adotar políticas de segurança efetivas, já que hoje a segurança dentro das undidades está sendo colocada em segundo plano”.