Moradores acuados

Bandidagem toca o terror em bairro de Almirante Tamandaré

O assassinato de um adolescente ontem no bairro São João Batista, em Almirante Tamandaré, expôs o perigo a que estão expostos os moradores. “São João Batista vai ser assim, olho por olho, dente por dente” é uma das frases pichada no muro na entrada do bairro. Quem vive lá está apavorado com o abandono da região. Alguns alegam que não se pode mais andar à noite, pois os bandidos deixam claro que a madrugada é deles e há toque de recolher para quem vive no bairro.

Na tarde de ontem, um jovem de 17 anos levou vários tiros na esquina das ruas Zilda Barbosa e Antônio Oliveira. O adolescente, identificado apenas como Pauliano, morava apenas a 50 metros de onde foi baleado. Uma viatura da Polícia Civil passava pela rua, metros adiante, e os investigadores viram a vítima ser alvejada. Foram atrás do assassino, que ao ver os policiais, derrubou uma bolsa e correu.

Mesmo com apoio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Polícia Militar, os policiais não conseguiram pegar o fugitivo. Na mala que ficou na rua havia documentos em nome de Edenilson Alves dos Santos e a polícia investiga se ele tem alguma relação com o crime.

Vizinhos levaram Pauliano ao Hospital de Rio Branco do Sul, mas Pauliano morreu a caminho do pronto-socorro, devido à gravidade dos ferimentos. As informações são que o jovem era tranquilo e não tinha envolvimento com a criminalidade.

Reclamação

Além de o bairro estar refém do medo e da violência, vários outros problemas assolam quem mora na região. Várias valetas podem ser vistas a céu aberto e há pouco locais onde não há muros pichados com frases de ameaça, alegando que o bairro é dominado por bandidos. As pessoas que vivem no local relatam que convivem diariamente com a criminalidade e com o descaso do abandono.