Destruição

Vândalos atacam escola estadual em São José dos Pinhais

Professores e alunos da Escola Estadual Godofredo Machado, no Afonso Pena, em São José dos Pinhais, tiveram uma surpresa ao chegar para o início das atividades no começo da manhã desta segunda-feira (29). A escola, na Rua Margarida Negrele Moletta, foi alvo de vândalos durante a madrugada e estava completamente bagunçada.

Equipamentos de informática foram quebrados e paredes pichadas. Além da destruição, os vândalos furtaram luzes de emergência, produtos de limpeza e vários alimentos da cantina como bolachas, frutas e outros mantimentos.

Os arrombadores destruíram computadores, cortaram cabos de monitores e tentaram levar até o projetor da sala de multimídia, mas não conseguiram por estar preso ao teto. “Além disso, detonaram o microscópio que pertencia à instituição e quebraram também o liquidificador da cozinha”, contou a diretora Marta Munhoz.

Nas paredes, os baderneiros escreveram inúmeros insultos à direção e picharam a sigla “PCC”, como se pertencessem ao Primeiro Comando da Capital. “Mas acreditamos que eles nem saibam o que isso realmente significa”, disse a responsável pela escola. “Inclusive chegaram a defecar em uma das mesas e colocaram uma banana no meio das fezes”.

Aliocha Maurício

Depois que destruíram tudo o que podiam os adolescentes também tentaram atear fogo ao local, mas não conseguiram. “Chegaram a colocar fogo em uma lixeira e usaram todo o álcool que estava na sala de serviços gerais, mas graças a Deus não conseguiram o que queriam, porque se não a escola ia queimar por inteiro”, disse o professor de educação física Reginaldo Pazinatto.

Por causa da destruição, as aulas foram suspensas e todos os alunos tiveram que voltar para a casa. “Não tínhamos nem sequer condição de receber as crianças na escola, principalmente para não deixa-las assustadas com o que encontrariam”, explicou a diretora.

A suspeita dos professores é de que os autores do ato de vandalismo sejam alunos. Os adolescentes entraram pela sala de multimídia, que fica na parte de trás da escola, próximo ao muro que divide o local com o terreno ao lado. “Isso pela forma que entraram, pelo muro baixo, e os locais que escolheram para destruir, temos certeza de que foram alunos. Não sabemos dizer quais e também nem podemos afirmar, mas infelizmente foram os próprios alunos”, disse o professor de educação física.

A instituição de ensino ainda se recuperava da enchente de junho, que destruiu completamente o local. “Tivemos que pedir ajuda de todos para conseguirmos reconstruir nossa escola e agora acontece isso”, lamentou a pedagoga Paula Cristina Damásio. Segundo os professores, a Escola Estadual Godofredo Machado, que atende a aproximadamente 350 alunos, tem a segunda melhor nota entre os colégios de São José dos Pinhais. “Mas parece que toda vez que começamos a nos reerguer de algum problema, vem outro. Nunca conseguimos evoluir, porque quando damos um passo a frente, voltamos três para trás”.

A escola não conta com nenhum tipo de segurança por parte da Guarda Municipal. “Temos apenas com algumas câmeras externas, compradas por nós professores. As câmeras até chegaram a registrar os adolescentes passando em frente à escola, mas nenhuma delas flagrou a invasão”, disse o professor Reginaldo Pazinatto.

O Núcleo Regional de Educação foi acionado e prestou atendimento aos professores. Foram disponibilizados profissionais e produtos de limpeza. A direção elaborou uma lista com os danos que fo,ram causados e a encaminhou ao Núcleo para que seja avaliada a reposição. A previsão é de que as aulas voltem ao normal nesta terça.

Aliocha Maurício

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook