Rota alternativa

Após duas rebeliões, agentes descobrem túnel na PEP II

Não bastassem as duas rebeliões que aconteceram na Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP II), na semana passada, agentes penitenciários e policiais militares descobriram, anteontem, um túnel numa das celas, que começava a ser escavado. Os “candidatos” a fujão vão ficar 30 dias de castigo.

Depois da segunda rebelião, ocorrida quarta-feira, houve revista nos cubículos onde estavam os rebelados, mas nada foi encontrado. Por isso, acredita-se que o túnel começou a ser cavado na noite de domingo, e que a intenção dos presos fosse fugir na madrugada de ontem. Para dar conta da terra, parte era jogada em pias e vasos sanitários, diluída em água, e parte armazenada debaixo das camas de cimento. O buraco estava cheio de água e provavelmente os presos não conseguiriam escapar.

Policiais militares do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd) deram apoio aos agentes penitenciários na revista minuciosa, que verificou grades, paredes, chão e camas e objetos dos presos. Foram recolhidos 16 facas improvisadas e três celulares. O túnel estava numa das celas da facção que faz oposição ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Os grupos brigam pela construção de um muro entre os blocos da PEP II, para que um não invada a área do outro.

Isolados

A Secretaria da Justiça (Seju) confirmou que os agentes localizaram o túnel anteontem. Os cinco presos da cela foram levados primeiro ao isolamento, mas já foram transferidos ao seguro, onde ficarão por 30 dias. De acordo com a Seju, o relatório do diretor da penitenciária foi encaminhado ao juiz da Vara de Execuções Penais. Os presos podem perder benefícios e ter a saída do sistema postergada.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook