Piraquara

Presos que iam passar o final de semana em casa são baleados

Dois detentos que deixavam a Colônia Penal Agroindustrial (CPAI), em Piraquara, foram baleados na marginal do Contorno Leste (BR-116), que dá acesso ao presídio.

Eles saíram da unidade na manhã desta sexta-feira (19) para passar o fim de semana em casa. Ademar Ferreira Maurício, 56 anos, morreu na hora, e Sidnei Mota Ribeiro, 38, levou dois tiros e foi levado ao Hospital Cajuru. No local, foram recolhidas 13 cápsulas de pistola calibre 9 milímetros.

O superintendente da delegacia de Piraquara, Ediu Fernandes, acredita que eles foram feridos por alguém que tinha combinado de buscá-los. A hipótese é que o assassinato e a tentativa de homicídio sejam “queima de arquivo”.

Sidnei foi encaminhado ao hospital consciente, mas não soube dar informações à polícia sobre o assassino. Testemunhas disseram que o atirador estava em um veículo preto, mas não souberam dizer qual modelo.

Condenação

Segundo o diretor da unidade penal, Ismael Meira, os detentos receberam autorização judicial para passar o final de semana com a família por volta das 8h30. Ademar, condenado a 52 anos e 11 meses de prisão, e Sidnei, a 29 anos e 2 meses, cumpriam pena por estupro (Artigos 213 e 214 do Código Penal).

Ambos eram presos da Penitenciária Central do Estado (PCE) e conseguiram a progressão para regime semiaberto no ano passado, Ademar, em março e Sidnei, em julho.

Os dois estavam instalados no “Seguro”, ala reservada aos que cometeram crimes sexuais ou que precisam ser separados dos demais para garantir integridade física. Nas dependências da CPAI, Ademar trabalhava na faxina do Canteiro Industrial e Sidnei, na horta que produz alimentos doados ao Pequeno Cotolengo.

Ismael explicou que será investigado se existe algum problema dentro do setor em que a dupla estava, a fim de apurar se o motivo do crime está relacionado a atrito entre os apenados. O diretor afirmou que, devido à tentativa de assassinato, Sidnei poderá ser transferido para local onde tenha mais segurança.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook