Virou rotina...

Presos estão rebelados na PEP II desde o início da manhã

Mais uma rebelião acontece em Piraquara. A ação dos presos começou por volta das 07h45 desta terça-feira (16), na Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP) II. Dois agentes são feitos reféns. Após as 21 horas, as negociações foram suspensas e serã retomadas na manhã desta quarta-feira (17).

De acordo com o presidente do sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), a rebelião começou no momento da entrega do café da manhã. “Os presos da nona galeria do bloco 3 tinham conseguido abrir algumas portas e esperavam pelos agentes. Quando  os homens chegaram para entregar o café, eles foram rendidos”, diz Antony Johnson.

De acordo com a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), são 103 presos rebelados, que pedem o isolamento dos presos faccionados. Eles temem serem feitos como reféns em futuras rebeliões na PEP II.

Rotina

A última rebelião teve início na tarde de sexta-feira (12) e acabou por volta das 17h de sábado (13). De acordo com a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju), pelo menos dois agentes penitenciários foram feitos reféns. O motim aconteceu em um dos três blocos da PEP II, na ala reservada para presos que não possuem ligações com facções.

O primeiro agente penitenciário foi solto por volta das 13h de sábado, após as primeiras transferências de presos começarem. O outro agente penitenciário foi liberado mais perto das 17h. Nesta rebelião, 43 presos foram transferidos: 23 para outras unidades dentro do próprio Complexo Penitenciário de Piraquara, 10 para presídios do interior do estado e 10 para o estado de Santa Catarina.

Ainda de acordo com a Seju, a PEP II tem 1.108 vagas e atualmente possui 1.037 presos. A unidade prisional conta com um agente penitenciário para cada sete internos, no total de 149 agentes no local.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook