No banho de sol

Presos se rebelam e fazem uma pessoa refém no oeste do Estado

Presos da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste fizeram um agente penitenciário refém, por volta das 15h desta quarta-feira (10), durante o banho de sol. Eles ocuparam duas galerias e, muitos subiram ao telhado de uma delas. A negociação era conduzida pela Polícia Militar, com a presença de uma juíza. Não havia previsão para o término da rebelião.

A unidade, com capacidade para 700 detidos abriga mais de 900, segundo o Sindarspen, sindicato dos agentes penitenciários. A penitenciária recebeu nos últimos dias parte dos detidos da Penitenciária Estadual de Cascavel, destruída em rebelião, no fim do mês passado. Os rebeleados pedem transferências, melhoria na comida e nos serviços de atendimento ao encarcerado.

Ainda de acordo com o sindicato, outras unidades estão a ponto de “explodirem”. Em nota, foram citadas as penitenciárias estaduais de Londrina (PEL II), de Foz do Iguaçu (PEF II) e de Francisco Beltrão. Essa é a 18.ª revolta de presos em unidades penitenciárias sob a administração da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), desde dezembro, conforme o Sindarspen. Em praticamente todos os motins, o pedido dos presos era transferência para outras unidades.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook