Desde abril

UPES alerta para golpe da carteirinha de estudante

A União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) informou que, desde abril, não faz mais carteirinhas de estudante, usadas pelos jovens para obter o benefício da Lei da Meia Entrada. O esclarecimento foi feito devido a golpes aplicados em colégios do Paraná, em que pessoas se passaram por representantes da entidade para arrecadar dinheiro dos alunos para a confecção do documento.

Em nota, a UPES explicou que, desde agosto de 2013, a Lei da Meia Entrada determinou que o documento de identificação estudantil deve ser feito apenas pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) e por entidades credenciadas junto a elas. A partir de abril,  a UPES deixou de fazer as carteirinhas, “deixando abertos apenas os processos que já estavam em andamento até a entrega das carteiras que foram feitas antes desta data”.

Em decorrência dos golpes, no final de julho foi feita reunião entre a UPES e a Secretaria Estadual de Educação (SEED), que ficou responsável por comunicar as unidades de ensino que não havia representantes da entidade estudantil autorizados a confeccionar as carteirinhas. Mas, segundo a UPES, denúncias do golpe continuam chegando de todo o Estado. “Essas pessoas alegam ter autorização assinada pela presidenta da UPES, Camila Lanes, que devido a isso, por questão de segurança, registrou em cartório sua assinatura e retirou de todos os documentos públicos a sua assinatura eletrônica, para dificultar a falsificação”, esclareceu por nota.

Paraná Online no Facebook