'Vacilões'

Bandidos se exibiam na internet com os produtos que roubavam

A quadrilha que driblava a segurança de shoppings centers de Curitiba e assaltava lojas foi presa pela Delegacia de Furtos e Roubos, na madrugada desta terça-feira (22). Doze jovens e três adolescentes ostentavam os produtos roubados em sites de relacionamento na internet. Entre os líderes da quadrilha estava um adolescente, de 15 anos, e um rapaz acusado de latrocínio. O grupo é suspeito de cerca de 40 roubos.

A maioria das prisões ocorreu no Cajuru. Segundo a Polícia Civil, Cláudio Marques Junior, 21 anos, suspeito de integrar a quadrilha, foi morto em confronto com policial civil durante um assalto a uma distribuidora da bebidas no fim do mês passado, na Rua Santo André, no mesmo bairro. No fim da tarde, mais dois suspeitos foram presos, no Bairro Alto.

Os delegados Rodrigo Souza e Marcelo Magalhães, que conduziram a Operação Ostentação, informaram que as investigações começaram há cinco meses, depois do furto de uma carteira em um shopping. “Vimos que o bandido que furtou estava acompanhado. Começamos a investigar e descobrimos que se tratava de uma quadrilha bem organizada”, disse Magalhães.

Aliocha Maurício
A maioria das prisões aconteceu no bairro Cajuru.

Cabeças

Todos os suspeitos detidos têm de 15 a 23 anos. “O chefe tem apenas 15 anos. Era quem pensava, coordenava as ações e controlava os produtos roubados”, contou o delegado Rodrigo Souza. O garoto, que aparece em diversas imagens de câmeras de segurança e também em fotos postadas na internet, foi encaminhado, com os outros dois menores apreendidos, à Delegacia do Adolescente.

Ainda conforme a polícia, Isac Laventura de Souza Júnior comandava a quadrilha ao lado do adolescente. “Ele foi preso por matar uma pessoa durante roubo no litoral do Paraná, fugiu e agora estava com o grupo praticando os assaltos. É um rapaz novo, mas muito perigoso”, disse o delegado Rodrigo.

De acordo com as investigações, os bandidos agiam em dupla ou em trio. De todos os shoppings de Curitiba, apenas um estabelecimento não teria sido alvo dos bandidos. “Nunca estavam sozinhos, mas sempre estavam armados. Eles entravam nos shoppings como qualquer pessoa e escolhiam os alvos, como lojas de celulares, relojoarias e roupas de marca”, descreveu Rodrigo.

Namoradas

Antes do assalto, namoradas dos integrantes do bando iam até a loja escolhida e fotografavam os itens que seriam roubados. “Em outro momento, os bandidos chegavam e, depois de um tempo vendo os produtos, anunciavam o assalto”, explicou o delegado. De acordo com a polícia, pelo menos três garotas devem responder em liberdade pelo crime. “Das moças envolvidas na quadrilha, apenas Amanda Caroline é procurada e será presa. Temos várias fotos em que ela aparece exibindo produtos roubados”, disse Rodrigo.

Imagens de câmeras de segurança de vários estabelecimentos em diferentes shoppings da capital comprovam que os bandidos agiam sempre armados. Com os rapazes, os policiais apreenderam um revolver calibre 38 que estava registrado em nome da Polícia Civil. Também foram apreendidas munições de pistola calibre 380 e vários objetos provenientes dos roubos.

Os detidos foram identificados como Amilton Luiz Rinaldi, Fábio Alexandre dos Santos, Elton Lima Machado, André Luiz Siqueira Cardoso, Willian Pires, Cleiton Pereira, Isac Laventura de Souza Junior e Pabullo Guilherme Martins da Silva. Outro rapaz, identificado como Álvaro Galvão, foi preso em Fazenda Rio Grande. Marlon Lopes Oliveira e Willian Gustavo, que chegou a ser detido na madrugada, mas conseguiu fugir pelo telhado da delegacia, foram pegos à tarde em um sobrado no Bairro Alto, alugado há dez dias. Um revólver calibre 32 com cinco munições foi apreendido com a dupla.

Investigação

Todos vão responder por o,rganização criminosa, formação de quadrilha e roubo. “Alguns vão responder também por porte de arma de fogo, posse de munição, uso de drogas, receptação, corrupção de menores”, disse Magalhães. O delegado afirmou que a operação continua para identificar possíveis receptadores dos produtos roubados. Quem tiver informações sobre o bando deve entrar em contato pelo telefone 3218-6100.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook