Revoltados

Bandidos tentam colocar fogo em ônibus do transporte coletivo

Três ônibus sofreram tentativas de incêndio após o encerramento do jogo Brasil e Alemanha, pela Copa do Mundo, no início da noite desta terça-feira. Dois casos ocorreram em Curitiba, nos bairros Tatuquara e Sítio Cercado. O terceiro foi em Piraquara, no Jardim Holandês. Não houve feridos e em nenhum dos atentados foi necessário o acionamento dos bombeiros.

No Tatuquara, o coletivo da linha Pinheirinho – Fazenda Rio Grande foi invadido por cinco marginais. Segundo o motorista José Padilha, 39 anos, por volta das 18h40, um passageiro no ponto de ônibus da BR-116, exatamente em frente à Elma Chips, sinalizou para embarcar.

Assim que o motorista parou, o suposto passageiro entrou armado, seguido de outros quatro marginais que estavam escondidos na valeta atrás do ponto. Para o motorista e o cobrador, ficou claro que não se tratava de um assalto, pois os bandidos não pediram dinheiro do caixa, nem pertences dos passageiros.

Apenas ordenaram que todos descessem e já começaram a jogar combustíveis pelo chão e bancos. No momento em que os bandidos tentavam explodir coquetéis molotov, o motorista de outro ônibus que passava pelo local viu a situação, parou e já tentou apagar o princípio de incêndio com um extintor. A ação foi rápida e o fogo não chegou a danificar nada dentro do coletivo.

Apesar disto, a concessionária Auto Pista Litoral Sul ajudou a guinchar o veículo até a garagem, já que os marginais jogaram combustível sobre o painel e havia o risco de uma explosão, caso o motorista desse a partida no motor e produzisse alguma faísca.

De acordo com o ocbrador, Thomas Santos, 19 anos, os marginais correram sentido Vila Terra Santa, pela rua ao lado da Elma Chips, que dá aceso à Rua da Paz. Uma viatura do 17.º Batalhão da Polícia Militar que seguia para Fazenda Rio Grande passou logo em seguida, viu a ocorrência e parou para dar apoio.

Para não deixar os funcionários e passageiros sem proteção, os policiais permaneceram no local e não puderam ir atrás dos marginais, que escaparam a pé. Como o local é bem escuro, nenhum dos trabalhadores, nem os cerca de 20 passageiros, conseguiram descrever direito como eram os bandidos, já que também tiveram que desembarcar correndo para não serem atingidos pelas chamas.

Dentro do coletivo a polícia encontrou três coquetéis molotov nos fundos do coletivo, duas garrafas de álcool e querosene na área do motorista e mais três coquetéis jogados dentro da valeta, atrás do ponto.

Sítio Cercado

Na Rua Aristides Marquezini, no Bairro Novo A, Sítio Cercado, um ônibus da linha Bairro Novo A também passou por um atentado. Um rapaz, que não foi identificado pela polícia, passou a tarde bebendo e, quando já estava bastante alcoolizado, resolveu incendiar o ônibus parado no ponto. Por volta das 19h30, ele entrou no coletivo e jogou gasolina dentro.

Quando acendeu o fósforo, as labaredas foram para cima dele próprio e o rapaz teve queimaduras. Teve que ser levado às pressas por policiais militares da Rondas Ostensivas Com o Apoio de Motocicletas (Rocam) à Unidade de Saúde do Sítio Cercado, de onde precisou ser transferido ao Hospital Evangélico, devido à gravidade dos ferimentos.

Holandês

Dez minutos depois que o jogo terminou, marginais num Corsa Classic preto, com a placa encoberta por um pano marrom, jogaram álcool e gasolina num ônibus da linha Jardim Holandês, que estava parado no ponto, na esquina das Ruas Betonex e São José, no Jardim Holandês. O fogo foi rapidamente controlado por pessoas que estavam próximas ao coletivo. Os autores do atentado conseguiram fugir no Corsa, sem serem alcançados pela polícia.

Átila Alberti