Fazendinha

Preso dono de loja que revendia produtos automotivos furtados

Uma loja de produtos automotivos que vendia pneus e materiais furtados de veículos em Curitiba e região foi fechada na manhã de ontem (07) por policiais do 11º Distrito Policial no bairro Fazendinha.

Segundo a polícia, o proprietário da loja, que fica na Avenida Frederico Lambertusi, comprava estepes e outros equipamentos como rádios, GPS, DVDs, sons e alto-falantes furtados para revender. Rodrigo Marcelo Celestino, 32 anos, foi preso em flagrante. Ele vai responder por receptação qualificada, que não cabe fiança.

“Pelo fato de comprar, caracterizaria recepção. Como ele revendia o produto furtado, explorava de uma forma ilegal, em uma atividade comercial, o que caracteriza a qualificação para o crime”, explicou o delegado Rodrigo Brown.

Mais de 100 estepes foram encontrados e a delegacia ficou abarrotada com tudo que foi apreendido na loja. Ao saber da prisão do homem, muita gente apareceu para recuperar o estepe furtado. Entre eles Luciano Furlan, 32 anos, dono de um Honda Civic, que teve sorte dupla.

“Tive meu carro roubado a mão armada no começo de abril. A polícia recuperou o veículo, mas sem o estepe, GPS e parte do equipamento de som”, contou. Ao saber da prisão do receptador, Luciano foi até a delegacia e encontrou o estepe furtado. “O restante dos objetos sumiram, mas só de recuperar parte do que foi levado, já estou feliz”, disse Luciano.

A fila na delegacia passou da porta de entrada. Sergio Geoban Liska, 65, teve o estepe da caminhonete Nissan Frontier levado enquanto fazia compras em um mercado no Mossunguê. O homem procurou em várias lojas para ver se não encontrava o pneu furtado, mas sem sucesso.

“Tinha fé de encontrar e, por isso, não comprei de novo. Hoje vi que valeu a pena esperar e procurar sem desistir”, disse. Sergio recuperou o estepe que vale aproximadamente R$ 2.500. “Eu torço para que este homem continue preso, porque quem incentiva o crime também é bandido”.

Outra vítima que esteve na delegacia e conseguiu recuperar o estepe furtado foi Otília Rodrigues Damin, 67 anos, proprietária de um Fiesta. Ela teve dois pneus furtados em diferentes momentos. “Na primeira vez, em 2012, furtaram o meu estepe enquanto fazia compras em um mercado no Fazendinha. Comprei outro e fui furtada de novo”, disse.

A mulher comentou que depois de tanto tempo do furto, já tinha desistido de recuperar os pneus. “Cheguei a comprar mais um, porque achei que não ia mais encontrar nenhum dos pneus, mas encontrei os dois. Se recuperasse um só já estaria feliz”, afirmou.

O crime de receptação qualificada tem pena de um a oito anos de prisão. O advogado do proprietário da loja, Walter Bino, 35 anos, disse que vai esperar a conclusão do inquérito, para depois tomar as atitudes cabíveis. “Ele é réu primário, tem bons antecedentes e a loja dele estava toda legalizada, vou trabalhar em cima disso”, afirmou.

O advogado confirmou que Rodrigo sabia que os produtos eram furtados. “Mas ele foi usado como laranja por bandidos que pediam para ele revender, infelizmente agora vai ter que se responsabilizar pelo que aconteceu”. Até que alguma medida seja tomada pelo advogado ou pela Justiça, o homem continua preso.