Projeto Uniformização

Agentes penitenciários ganham roupas camufladas

Os agentes penitenciários do Paraná começam a ganhar uniformes camuflados. As roupas são confeccionadas por detentas da Penitenciária Feminina do Paraná, em Piraquara. A iniciativa faz parte do projeto Uniformização, da Secretaria Estadual da Justiça. É a primeira vez na história do Sistema Penitenciário, que os agentes passam a usar um uniforme completo, para padronizar e facilitar a identificação desses profissionais.

Estão envolvidas na confecção das roupas 27 presas, capacitadas pela parceria com o Serviço Nacional Industrial (Senai). Na Penitenciária Feminina, também são confeccionadas, há tempo, camisetas para agentes de Cadeia Pública e de Monitoramento, bem como uniformes para os presos.

Estão em fase de produção 700 kits com calça, camiseta, colete e jaqueta. Os primeiros agentes, mulheres e homens, que já estão uniformizados são os da Penitenciária Feminina. Os próximos serão os da Penitenciária Central do Estado Feminina e do Centro de Regime Semiaberto Feminino de Curitiba(CRAF). A meta é que até junho do ano que vem todos os agentes penitenciários estejam uniformizados.

Remuneração

Pelo trabalho, as detentas podem receber mensalmente até 3/4 do salário mínimo. Desse valor, 80% pode ser destinado à família e 20% é depositado em uma conta poupança, que só poderá ser retirado quando a mulher ganhar liberdade.