Almirante Tamandaré tem só um delegado

Almirante Tamandaré registrou 19 homicídios de 1º de janeiro até ontem, destes, 15 ocorreram nos primeiros 20 dias de fevereiro. Mesmo diante do alto índice de criminalidade no município, apenas um delegado está responsável por atender esta e outras três cidades. Voltaire Garcia responde, ao mesmo tempo, por Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul, Itaperuçu e Campo Magro, por causa da ausência de um delegado que está em férias.

Para o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná (Sidepol), Claudio Marques Rolin e Silva, esse tipo de situação é insustentável, porque, além de não garantir o mínimo de qualidade de vida necessária ao delegado, ainda o faz colocar a carreira em risco. “As operações policiais são postergadas porque precisam de um delegado para comandar e responder legalmente. A população é que sofre as consequências”, ressaltou.

Concurso

Claudio disse que apresentou a situação precária do quadro de delegados no estado ao governador Beto Richa e a integrantes da Secretaria Estadual da Administração, dias atrás, em uma reunião. “O governador mostrou-se bastante sensibilizado e afirmou que, em breve, vai homologar o concurso que tem 345 aprovados para serem nomeados”, declarou.

O concurso para delegados, promovido no ano passado, oferecia 400 vagas, mas 55 não foram preenchidas, por causa do grau de dificuldade do processo seletivo. Segundo o presidente do Sidepol, vários dos 345 aprovados, quando forem convocados, não vão assumir porque já passaram em outros concursos. “Para resolver o mínimo dos problemas que estamos enfrentando, precisaríamos que todos os 345 fossem chamados de imediato, mas se demorarmos muito, o número de interessados em assumir o cargo ficará cada vez menor”, enfatizou.

Números

No Paraná, são 46 comarcas sem delegados e ainda há unidades de diversos municípios com número reduzido. Além disso, há 99 delegados aptos a pedir aposentadoria no estado. Atualmente, há 290 em exercício. De acordo com Claudio, é preciso pensar em algum estímulo para convencer os que estão com tempo de serviço para se aposentar a continuar trabalhando.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil, em nome do delegado-geral, Riad Braga Farhat, disse que realmente há falta de delegados, mas garantiu que, ainda no primeiro semestre deste ano, os aprovados no último concurso serão nomeados.