Guarda Municipal faz ação contra atos de vandalismo

Um grupo de trabalho formado pela Prefeitura de Curitiba, Urbs, Guarda Municipal e Polícias Civil e Militar foi montado nesta sexta-feira (21) para coibir o vandalismo e depredação em estações-tubo, terminais de ônibus e painéis de informação.

O relatório do Centro Operacional de Controle indica que houve, em um período de um ano, 41 furtos de câmeras, painéis com placa de led, cabos e conectores; 24 atos de vandalismo (pichações, quebra de policarbonato; quatro furtos de swicht (gateway para a rede de longa distância (WAN) ou Internet corporativa); e 162 vandalismo em ônibus, catracas, estações tubo e vidros. As ocorrências acarretaram em um prejuízo de R$ 1,1 milhão aos cofres do Município.

“Antes de serem furtadas ou danificadas, as câmeras registraram jovens e adultos quebrando e vandalizando equipamentos públicos, às vezes pelo simples fato de destruir”, disse o secretário do Governo Municipal, Ricardo Mc Donald.

Esta foi a primeira reunião do grupo, que pretende monitorar e coibir o vandalismo em equipamentos do transporte coletivo e outros bens municipais. As ações previstas vão desde a conscientização de crianças e jovens nas escolas, até a responsabilização dos identificados.

As imagens captadas pelas câmeras instaladas pela Urbs em terminais e estações-tubo foram entregues para as polícias Civil e Militar e estão no site da Prefeitura (Veja Aqui). A intenção é identificar os vândalos. Denúncias e informações podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal. “Assim como as câmeras servem para proporcionar maior segurança aos usuários do transporte coletivo, também estão sendo utilizadas para identificar destruições ao patrimônio público”, explicou  o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior. “É a área operacional da Urbs colaborando com o setor de segurança da cidade. Precisamos identificar os vândalos para punir e evitar novos ataques. Nosso objetivo é preservar os equipamentos públicos e a tranqüilidade do usuário do transporte coletivo”, disse Gregório.

Para o diretor da Guarda Municipal, Inspetor Carlos Frederico de Carvalho, combater o vandalismo é evitar vários outros crimes. “Quando uma câmera no interior do tubo ou terminal de ônibus é roubada ou danificada, precisamos fazer um raio x da situação e quais as ocorrências no entorno foram registradas nas horas sequentes. Só assim saberemos se foi um vandalismo puro ou simples ou se é obra de gangues para evitar o flagrante”, afirmou.

O Tenente Marcelo Miguel, do 12º Batalhão da Polícia Militar, disse que as imagens captadas pelas câmeras de segurança da Urbs são agressivas. “São jovens e adultos que invadem, deixam a população insegura e destroem. É preciso combater esse vandalismo, identificando e prendendo os autores”, esclareceu.

Também participaram da reunião o coordenador do Centro de Controle Operacional da Urbs Julio Panicio e o gestor da área de Tecnologia de Transporte Elcio Karas.