Polícia apreende fogos em local irregular

Policiais Civis que estão no litoral do Estado na Operação Verão, coordenados pelo delegado Alcimar de Almeida Garrett, com apoio da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam), realizaram nesta segunda (30), fiscalização em estabelecimentos suspeitos de venda irregular de fogos de artifícios. Foram fiscalizados diversos estabelecimentos, sendo que em três deles foram apreendidos materiais irregularmente estocados e colocados à venda. Dois deles em Matinhos, na Praia de Riviera; e outro na Praia de Shangrilá, em Pontal do Paraná.

Conforme explica Garrett, nesta época do ano é comum alguns comerciantes, sem pensar na segurança, tentarem aumentar seus lucros com a venda de fogos de artifícios. “Nesta ação visou-se especificamente combater essa prática”, disse.

Foram localizados estabelecimentos sem qualquer estrutura de segurança para a estocagem e venda deste tipo de material, causando risco para os que ali trabalhavam, como também para os vizinhos. “Para se ter uma ideia, num dos locais se vendia produtos veterinários, noutro, produtos de R$ 1,99. Maior perigo se apresentava no terceiro local, uma residência, onde viviam inclusive crianças pequenas, e nela foi improvisada uma banquinha, armazenando-se dentro da casa rojões e outros materiais pirotécnicos”, contou o delegado.

Os proprietários destes estabelecimentos foram encaminhados às delegacias das respectivas áreas e assinaram Termo Circunstanciado.

A estocagem e comercialização de fogos de artifício dependem de alvará concedido pela Deam, que analisa questões de segurança para concedê-lo.

A população deve ficar atenta a este tipo de venda irregular. Denúncias podem ser feitas nas delegacias locais, ou diretamente à Coordenação da Operação Verão 2014, pelo telefone (41) 3452-2604.