Santa Quitéria

Suspeito de pedofilia é preso dentro do apartamento

Marcio Um suspeito de estuprar crianças carentes foi preso em seu apartamento no Santa Quitéria. Márcio Gabe, 35 anos, levava meninos até outro apartamento no centro, onde cometida os abusos. A polícia identificou duas vítimas, menores de 12 anos, mas acredita que mais meninos de rua tenham caído na lábia do maníaco.

Em depoimento, as duas vítimas alegaram Márcio praticava sexo oral e pedia para as crianças praticarem sexo anal nele. Durante os abusos, ele também fotografava as crianças em cenas libidinosas. Na residência do suspeito, os policiais apreenderam farto material pornográfico armazenado em oito HDs, contendo vídeos e fotos de crianças em posições eróticas, além de vibrador, brinquedos, jogos para videogame e cuecas de crianças.

Isca

Um adolescente, de 14 anos, que tinha a função de aliciar as crianças foi apreendido e encaminhado ao Conselho Tutelar. Ele também era abusado sexualmente e era responsável por atrair as vítimas “de forma simpática e carismática”, como define o delegado Vinícius Carvalho, do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride).

“Ele levava as crianças perdidas na rua para o apartamento de Márcio. Lá, o homem dava banho, comida, roupas, dinheiro, mostrava filmes e em troca disso aliciava-as sexualmente. É uma pessoa portadora de alguma doença”, avalia o Vinícius.

Para uma das vítimas, Márcio ofereceu R$ 25. “Ele morava no apartamento do Centro, mas saiu de lá depois de desconfiar que estava sendo denunciado”, contou a delegada Aline Manzatto, do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima de Crime (Nucria). Ela recebeu informações de que o pedófilo também ia pessoalmente até favelas para aliciar as crianças.

Denúncias

Márcio pode pegar pena de 8 a 15 anos. As investigações continuam para descobrir se há mais pessoas envolvidas no crime. Denúncias podem ser feitas para o telefone (41) 3270-3370.

Desaparecimentos em abrigos

O Sicride investigava desaparecimento de crianças sob responsabilidade de abrigos municipais. O delegado Vinícius Carvalho explicou que os orfanatos não tinham controle da entrada e saída dos garotos de rua. O Sicride constatou, então, que crianças eram exploradas sexualmente e repassou as investigações para o Nucria.

A prisão de Márcio, que trabalha com ciências da computação e era terceirizado na área de informática do Ministério da Saúde, em Brasília, ocorreu na quarta-feira, sob mandado de prisão. A delegada Aline Manzatto, do Nucria, suspeita que o adolescente apreendido tenha sido trazido de Brasília (DF), onde Márcio foi preso em 2009, suspeito de integrar uma rede de pedofilia e abusar de cinco garotos, entre 9 e 13 anos.

Brasília

A delegada contou que Márcio respondia em liberdade e se mudou para Curitiba depois de ter sua imagem divulgada pela imprensa local. Em julho de 2009, ele foi capturado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) com um analista dos Correios. De acordo com a reportagem do Correio Brasiliense, dois anos antes, Márcio teria levado o filho de sua diarista, de 11 anos, para morar em sua casa, onde ocorriam os estupros praticados por ele e pelo analista.