Oeste do Estado

PF apreende mais de 3,5 toneladas de maconha

A Polícia Federal em Foz do Iguaçu apreendeu nesta quarta-feira (17) cerca de 3,1 toneladas de maconha e um caminhão no município de São Miguel do Iguaçu. Três homens foram presos.

Além disso, uma pessoa foi presa na tentativa de transportar cinco frascos de mercúrio. Na região da Vila C, em Foz do Iguaçu, foi realizada a apreensão de 415 kg de maconha.

Durante fiscalização na aduana da Ponte Internacional da Amizade, na tarde de ontem, policiais abordaram um táxi paraguaio e, durante a vistoria do passageiro, foi constatado que o suspeito transportava cinco frascos de mercúrio.

Diante dos fatos, o rapaz foi preso por introduzir produto tóxico em território nacional sem prévia autorização e sem cumprir os requisitos estabelecidos pelo órgão competente. O preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, onde confessou que levaria o mercúrio até Princesa Isabel e trocaria por ouro.

A primeira apreensão de maconha foi realizada em São Miguel do Iguaçu. Após receber informações de que grande quantidade de maconha estava sendo estocada em uma propriedade rural no distrito de Ipiranga, uma equipe policial se deslocou até a região para tentar identificar a chácara.

Por volta das 12h, à equipe abordou um morador e, durante a vistoria da propriedade, foram localizados 3.170 kg de maconha depositados em um galpão. A droga e um caminhão usado para o transporte da mesma até o local foram apreendidos.

O homem que estava na chácara confessou que alugou à propriedade para usá-la como depósito dos entorpecentes. Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante. Enquanto a equipe policial estava na chácara, dois homens chegaram ao local e também foram presos, após ser constatado o envolvimento no caso.

A droga, o veículo e os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu. Durante diligências realizadas na região da Vila C, uma equipe policial suspeitou de uma residência vazia por volta das 18h e realizou uma averiguação.

Dentro da habitação estavam depositados 415 kg de maconha acondicionados em caixas de cigarros. A droga apreendida foi encaminhada à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu.

Nos últimos 16 dias, a Polícia Federal em Foz do Iguaçu realizou a apreensão de aproximadamente 16 toneladas de maconha, três a mais do que o total apreendido no ano passado inteiro.