Operação Liberdade

Polícia deflagra combate ao tráfico na região de Toledo

Policiais da 20.ª Subdivisão Policial de Toledo, em parceria com a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e policiais civis da região, prenderam 29 pessoas, na manhã desta quinta-feira (23), durante mais uma etapa da Operação Liberdade, deflagrada nas cidades de Toledo, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand.

“Foram 130 policiais civis que cumpriram, desde o início da manhã, 26 mandados de prisão preventiva e busca e apreensão e três mandados apenas de busca e apreensão contra traficantes da região. Durante o cumprimento dos mandados, mais cinco traficantes foram presos em flagrante”, afirmou o delegado-titular da 20.ª SDP, Antonio Donizete Botelho, que coordenou a operação.

Botelho destacou que além das prisões foram apreendidos uma balança de precisão, sete veículos, um notebook, 50 celulares, maconha, cocaína e R$ 11,7 mil em dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

Segundo o delegado, as investigações que geraram os pedidos de mandado de prisão duraram cerca de quatro meses. “Essa operação foi focada principalmente no combate ao tráfico de drogas na região”, contou o delegado.

No último dia 27 de abril, a 20.ª SDP participou da terceira etapa estadual da Operação Liberdade, que prendeu 415 traficantes em todo Paraná em apenas um dia. Na ocasião, os policiais de Toledo e região prenderam 12 traficantes e aprenderam três armas de fogo.

Maratona

A operação policial desta quinta-feira começou ainda pela madrugada. Às 5h os policiais de todas as subordinadas da 20.ª SDP, de Cascavel, de Umuarama e de várias unidades da Denarc se concentraram no auditório da Unipar, em Toledo.

“As equipes foram divididas de maneira que pelo menos um integrante fosse de Toledo, assim o acesso aos alvos ficou facilitado, já que os policiais conhecem bem a cidade”, explicou o delegado.

Depois de receberem as últimas orientações sobre os procedimentos a serem adotados e da distribuição dos alvos a serem cumpridos, as equipes partiram, por volta das 6h30.