Com o Diabo no corpo

Padre anglicano é suspeito de abuso sexual em orfanato

O padre responsável por um orfanato na Região Metropolitana de Curitiba é procurado suspeito de estupro de vulnerável, maus-tratos e exploração de trabalho infantil. As investigações conduzidas pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) apontam que Vinícius Ferreira de Lima, 37 anos, é padre da Igreja Anglicana Tradicional e estava afastado do abrigo desde fevereiro, por ordem judicial. O sexo das vítimas não foi especificado.

O mandando de prisão foi expedido pela juíza Paula Figueira anteontem, porém até ontem ele não havia sido encontrado e é considerado foragido. “Ele tentou coagir vítimas com ameaças para impedir que elas o denunciassem. Por esse motivo entendemos que deveria ser afastado inicialmente. Entretanto, as investigações mostraram que era necessária a prisão preventiva”, disse a juíza Paula.

Adolescentes

Entre as testemunhas ouvidas pelo Ministério Público do Paraná estão três adolescentes de 13 anos. As vítimas relataram que eram abusadas de diversas formas pelo padre e que haveria mais adolescentes assediados.

A Igreja Anglicana não se pronunciou sobre o caso, nem a nova direção do orfanato emitiu comentários. Em entrevista à RPC TV, o advogado Heitor Fabreti Amanti, que defende Vinícius, disse que o caso não passa de uma armação. Ele afirmou que o padre era enérgico quanto à limpeza e demais serviços do abrigo e disse que vai provar a inocência de seu cliente.

Para o delegado Amarildo Antunes, do Cope, a divulgação da imagem do padre é importante para que ele seja encontrado. “Pedimos a ajuda da população com informações sobre o paradeiro dele”, frisou. O telefone do Cope é (41) 3217-2900.