Picaretagem

Funcionário público preso aplicando golpe na praça

O dentista Celso Felipe de Araújo, que trabalha para a prefeitura de Curitiba, foi preso na quarta-feira (07), um dia depois de completar 50 anos. As investigações da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) apontam que Celso falsificava documentos, como RGs e até holerites, para conseguir empréstimos em bancos. Celso foi candidato a vereador nas eleições do ano passado por Curitiba e recebeu 962 votos, ficando como suplente pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC). Em pelo menos outras duas ocasiões, concorreu a um cargo público. Segundo o delegado Vinícius Borges Martins, Celso é funcionário concursado da prefeitura há quase 30 anos, atuando em uma unidade de saúde, e tem um consultório particular. Mesmo com dois empregos, ele alegou ter contraído dívidas desde 2006 e, por isso, passou a falsificar documentos públicos, crime pelo qual foi autuado.

O dentista foi preso em flagrante a caminho de um banco para tentar obter um empréstimo. Com ele, foram apreendidos documentos como folhas de cheque clonados e conta de água, RGs, holerite em nome de Celso Felipe, sem o sobrenome Araújo. “Ele utilizava esses documentos para realizar empréstimos financeiros e comprar produtos diversos com cheques de terceiros. Ele falsificou os próprios documentos. Usava o mesmo RG, mas mudava o nome e a filiação, por exemplo”, explicou Vinícius Martins.

No holerite falso apreendido com ele, consta que, em janeiro, seu vencimento foi de R$ 4.638 para trabalhar 20 horas semanais. “Ele é uma pessoa instruída, com um bom emprego, não existindo justificativas para suas ações”, comentou o delegado.

Para a polícia, Celso alegou que começou a se endividar a partir de 2006, ano em que disputou a eleição para deputado estadual pelo Partido Popular Socialista (PPS). Em 2010, ele decidiu concorreu para deputado federal pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN). No ano passado, ele declarou ter gasto R$ 2.451 na campanha para vereador. “Acredito que ele vinha dando golpe há uns quatro meses. Ele responde a outro inquérito referente à transferência de veículo”, disse o delegado.

O delegado lembrou que, por enquanto, nenhum vítima do dentista compareceu na delegacia. “Nós já conseguimos contato de uma empresa onde comprou material de construção”, disse. Celso, que é casado e é pai de um menino de 1 ano, vai responder por falsificação e uso de documento público falso.