Pilarzinho

Cobra de quase 4 metros é criada no quintal de casa

A cobra de estimação de um morador do Pilarzinho foi apreendida, na manhã de ontem, depois que policiais do Batalhão de Polícia Ambiental receberam uma denúncia anônima. Osmar de Jesus dos Santos, 50 anos, não tinha autorização do Ibama para manter em cativeiro a piton albina, uma cobra exótica de quase 4 metros.

Osmar contou que é tratador de animais no Passeio Público e ganhou a serpente ainda filhote, há dez anos. Por ser albina, a cobra passou a ser chamada de “Loirão” e vivia num terrário pequeno no quintal nos fundos da residência, na Rua Souza Melo. O tenente Serpa explicou que Osmar não cometeu crime, mas seu problema foi manter o animal em cativeiro sem autorização. A cobra será encaminhada para um viveiro do Ibama. O réptil não é venenoso e se alimenta basicamente de roedores.

Vizinho

Já a situação do vizinho de Osmar é mais complicada. No quintal da casa dele, os policiais encontraram engaiolados cinco pixoxós, pássaros ameaçados de extinção. O dono, que não estava em casa no momento da apreensão, deverá assinar termo circunstanciado. A multa por manter em cativeiro pássaro ameaçado de extinção é de R$ 5 mil.