Com a boca na botija

Polícia impede fuga de presos em delegacia

Uma tentativa de fuga movimentou a delegacia de São José dos Pinhais logo cedo, na manhã de hoje (04). Os presos da segunda galeria foram flagrados cavando um buraco, para tentar escapar por um terreno abandonado ao lado. A tentativa foi contida e nenhum deles fugiu.

Os policiais de plantão ouviram os barulhos na cela por volta das 7h. Um dos policiais entrou na carceragem e deu alguns tiros de alerta, para amedrontar os presos e os fazerem voltar ao xadrez.

Logo os policiais chamaram apoio da Guarda Municipal local e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). Todos os detidos foram retirados da galeria e colocados no pátio para contagem.

Em seguida, foram alocados apertados em uma cela improvisada, até que a concretagem do piso fosse concluída por funcionários da prefeitura de São José dos Pinhais.

O superintendente Clóvis Pinheiro explicou que já tinham informações de que os presos tentariam fugir. Tanto é que, por volta das 17h30 de terça-feira, após o horário de visitas, policiais fizeram uma revista estrutural na cadeia e constataram que tudo estava certo. O piso deve ter sido quebrado durante a madrugada e os presos já tinham avançado cerca de seis metros de túnel.

“Embaixo do piso, a terra é muito úmida. Em alguns trechos é puro lodo. É macio, fácil e rápido de cavarem”, analisou o superintendente, que pretende solicitar uma nova concretagem do piso da cadeia, usando telas de aço e concreto que só pode ser perfurado com ferramentas especiais, que os presos não conseguem acesso.