Maus tratos: égua morre após ser molestada

Uma égua apelidada de “Polaca” foi vítima de maus tratos e morreu após ser molestada, na madrugada de sábado (16), no Parque Náutico do Boqueirão, na divisa com São José dos Pinhais. O animal, que tinha 12 anos, teve um pedaço de pau introduzido na vagina. Pela manhã, moradores tentaram ajudar a égua, mas ela caiu no lago e teve que ser resgatada pelos bombeiros. Mesmo retirada da água, ela não resistiu.

Adriele Correa, que usava o animal em seu trabalho como catadora de material reciclável, contou que “Polaca” estava bem na noite de sexta-feira. Porém, na manhã de sábado, ela foi encontrada sentada numa poça de sangue, com o pedaço de pau enfiado. “As crianças levaram a égua pra tomar água no lago, mas como estava muito fraca, não aguentou e caiu na água”, relatou Adriele, enquanto acalmava o filho que chorava por causa do animal.

De acordo com o sargento Gabriel dos Santos, do Corpo de Bombeiros, foram necessários apenas cinco minutos para retirar “Polaca” da água. Um veterinário do Centro de Zoonoses chegou ao Parque Náutico, logo depois, para atender o animal, mas nada pôde ser feito. “Ela não resistiu à violência sofrida. É um tipo de ocorrência que só revela a parte mais cruel do ser humano”, lamentou o inspetor Cláudio Augusto de Oliveira, da Guarda Municipal. “O pior é que este animal ajudava a sustentar uma família”, acrescentou.