Operação Loki

Operação combate contrabando de cigarros no PR, SC e RS

Na manhã desta terça-feira (7) a Polícia Federal deflagrou a Operação Loki, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada no contrabando de cigarros paraguaios de Cidade de Leste, no Paraguai. Foram expedidos 41 mandados de busca e apreensão e 41 mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara da Justiça Federal de São Miguel do Iguaçu, em Santa Catarina.

Resultado de 12 meses de investigação realizada pela Delegacia da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira destinada a desarticular organização criminosa que opera nos três Estados da Região Sul. A organização criminosa com sede em Santa Catarina atuava em 16 cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A quadrilha mantinha tentáculos nas cidades de Foz do Iguaçu/PR, Santa Terezinha do Itaipú/PR, Céu Azul/PR, Cascavel/PR, Curitiba/PR, Campo Erê/SC, Saltinho/SC, São Miguel do Oeste/SC, Frederico Westphalen/RS, Palmeira das Missões/RS, Cruz Alta/RS, Santana do Livramento/RS, Rio Grande/RS, Cachoeirinha/RS e Porto Alegre/RS, inclusive enviando cigarros contrabandeados até para Montevidéu no Uruguai.

Durante a investigação iniciada em Junho de 2010, foram presas 32 pessoas em flagrante, apreendidos 36 veículos (sendo 2 caminhões, 6 automóveis roubados e 28 outros automóveis) e 109.524 pacotes de cigarros contrabandeados, também foi identificada a participação de 2 policiais militares do Paraná e 5 Policiais Militares de Santa Catarina que recebiam propina da organização criminosa a fim de facilitarem a passagem do contrabando através da região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, que também tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal de São Miguel do Oeste.

Na Operação teve a participação de 172 policiais federais e 36 policiais da Força Nacional de Segurança Pública que se utilizaram de 51 viaturas.