Faltam capacitados para assumir penitenciárias

A iniciativa pioneira de preencher os cargos de diretores das unidades penitenciárias por processo seletivo entre os funcionários de carreira do Departamento Penitenciário pode tornar-se um problema para a Secretaria de Justiça. O número de aprovados pode não ser suficiente para preencher as vagas.

Dos 200 inscritos na seleção, apenas 32 tiveram nota superior a sete e foram aprovados na prova de conhecimentos específicos, a segunda etapa do exame, que irá selecionar os diretores para as 24 unidades do Estado.

O processo é realizado pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, que optou pelo concurso em vez de preencher vagas por indicação política, o que é permitido pela legislação.

Etapas

A terceira etapa, de planos de trabalho, também pode eliminar candidatos. Eles passarão ainda por prova de títulos e análise da história profissional. Depois, os candidatos aprovados serão classificados em lista tríplice para cada uma das 24 vagas, o que pressuporia pelo menos 72 aprovados.

O edital prevê, no entanto, que na inexistência de aprovados em número suficiente poderão ser indicados os candidatos aprovados em segundo e terceiro lugares.