Automóvel é colhido por trem em Pinhais

Uma mulher morreu e outras três pessoas da mesma família ficaram feridas quando o carro em que estavam foi colhido por um trem, na noite de terça-feira, em Pinhais.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo passou direto no cruzamento e foi arrastado por cerca de 50 metros pela composição férrea, ficando completamente destruído.

A família trafegava em um Escort pela Rua Uganda, no bairro Vargem Grande, a caminho do supermercado, e foi atingida pelo trem na esquina com a Avenida Ayrton Senna, por volta das 21h.

De acordo com os socorristas do Siate, o condutor do veículo, Elias Rodrigues Coelho, 40 anos, apresentava sinais de embriaguez. Ele teve ferimentos leves e até ajudou no socorro à esposa Adriana Regina de Oliveira, 32, que estava no banco do passageiro; à filha Kauane Rodrigues Coelho, 11, e ao sogro, Aparício Honorato de Oliveira, 61. Os dois últimos estavam no banco traseiro.

Todos foram encaminhados ao Hospital Evangélico. Adriana morreu ao dar entrada no pronto-socorro. Elias e Kauane – que praticamente nasceram de novo – receberam alta no meio da tarde de ontem, segundo informou o hospital, por meio de sua assessoria de imprensa. Honorato foi submetido a uma cirurgia durante a madrugada e encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanece internado em estado grave.

Procedimentos

Em nota oficial, a América Latina Logística (ALL) lamentou o ocorrido e reforçou que a passagem em nível é equipada com placas de sinalização e redutores de velocidade e que o maquinista seguiu todos os procedimentos de segurança ao atravessar o cruzamento.

Ele buzinou e reduziu a velocidade, dando sinal de luz, porém, não conseguiu frear a tempo de evitar a colisão, “uma vez que o motorista não respeitou a preferencial e avançou sobre a linha férrea”.

Ainda de acordo com a empresa, a composição com 80 vagões vazios retornava de Paranaguá e seguia a 40 km/h. Após acionado o dispositivo de freio, o trem leva 500 metros para parar.