Criminoso

Policial embriagado é preso após matar borracheiro

Um policial militar do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) foi preso, na noite de sábado, por matar a tiros o borracheiro Geraldo Marcelino de Paula Filho, 59 anos, o “Pelé”, no Boqueirão.

O neto, de 4 anos, da vítima presenciou a morte do avô. O soldado José Martins, 43 anos, estava à paisana, com a arma da corporação e bêbado, segundo a PM. O crime aconteceu por volta das 23h de sábado, mas a polícia já havia sido chamada por moradores da Rua Bom Jesus de Iguape.

Eles informavam que um homem dirigia um Peugeot em alta velocidade e atirando a esmo. O policial teria batido o carro contra o meio-fio e parou na borracharia de Geraldo, anexa à residência.

Ajuda

A vítima já estava de pijamas. “Ele estava pronto para ir dormir, mas ficou com dó do motorista”, contou Ana Maria, cunhada da vítima. O borracheiro chamou o neto para acompanhá-lo, quando o soldado Martins disparou.

Testemunhas contam que não houve discussão. A criança correu para casa gritando e foi acudida por Ana Maria. Geraldo foi atingido com cinco tiros e morreu na hora.

Policiais da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móveis) do 20.º Batalhão da PM prendeu o colega em seguida. O capitão Gilson de Mattos, do BPTran acompanhou o caso e informou que José está na corporação há mais de 20 anos.

O soldado foi encaminhado ao Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão (Ciac-Sul) para ser autuado em flagrante. A arma, uma pistola calibre 40 da corporação, foi recolhida. Geraldo era casado, tinha duas filhas e quatro netos.

Resposta

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da PM informou que o policial estava de folga, e o crime será investigado pela Polícia Civil e julgado pela Justiça comum.

Foi determinada a abertura de Inquérito Policial-Militar sobre o uso da pistola da corporação. A nota informa que José foi preso em flagrante e levado ao Centro de Observação Triagem (COT). “No momento da detenção era visível a embriaguez do policial”.