Preso suspeito de assassinar prefeito

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, prendeu ontem mais um suspeito de envolvimento na morte de Adel Ruts, prefeito de Rio Branco do Sul, ocorrida no início de março.

Leonides Matias Geffer, tio de Josiane Portes Ruts, ex-mulher da vítima, foi detido mediante mandado de prisão temporária, decretado pela Vara Criminal do município.

Também foram expedidos mandados de prisão e de busca e apreensão para Joerison Portes de Barros, vereador do município e irmão de Josiane, e Antônio Luiz Geremias dos Santos, irmão de outro suspeito. Os dois não foram encontrados pela polícia e são considerados foragidos.

Em nota, o Gaeco informou que a operação está relacionada às investigações do assassinato, mas não indicou o que motivou a solicitação dos mandados. O advogado criminalista Elias Mattar Assad, que defende Josiane e agora também Leonides, disse ter ficado surpreso.

“Analisando o pedido de prisão do Ministério Público, concluímos que não se tratam de fatos novos, e sim de uma nova interpretação de fatos antigos. Iremos solicitar habeas corpus no Tribunal de Justiça com intenção de suspender a ordem de prisão”, informou Assad.

Um dos fatores que chamou a atenção do advogado é que Leonides é testemunha de defesa no caso e Joerison tem sido um colaborador do MP, ajudando com informações sobre suspeitos. Os dois participam hoje de uma audiência sobre o crime, que deve acontecer às 14h30.

Confissão

Adel Ruts foi assassinado com cinco tiros, no dia 1.º de março, no centro de Rio Branco do Sul. Três dias depois, Josiane, apontada como a mandante do crime, foi presa. Também foi detido Fábio Faria, que confessou ter atirado no prefeito.

Na época, a polícia divulgou que procurava por Selmo dos Santos e Daniel Geremias dos Santos, porém nove meses após o crime eles ainda não foram encontrados. No fim de maio, Josiane ganhou o direito de responder pelo crime em liberdade e deixou a cadeia.