Dois radialistas são presos por extorsão em Guarapuava

Dois radialistas foram detidos nesta sexta-feira ((26), em Guarapuava, por extorsão. Entre as vítimas, está o prefeito de Nova Laranjeiras, município da região. A prisão veio a partir de investigação das unidades de Curitiba e Guarapuava do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público do Paraná.

O MP-PR foi procurado pelo gestor municipal e outras pessoas, que afirmavam ter sido alvo de chantagem por parte dos jornalistas Cesar Minotto e Denis Migliorini, responsáveis por programas de rádio em uma emissora comunitária de Nova Laranjeiras. Os dois foram presos em flagrante, no momento em que receberiam parte do pagamento por um achaque.

Conforme apurado pelo GAECO, os radialistas agiam da seguinte forma – levantavam informações supostamente desabonadoras a respeito das vítimas e passavam a fazer insinuações durante os programas de rádio. Entravam em contato com essas pessoas e exigiam dinheiro para suspender as “matérias”.

Quando não eram atendidos, os ataques recrudesciam – sobretudo contra o prefeito da cidade, a quem os jornalistas teriam pedido “patrocínio” para a publicação de um jornal. A dupla foi encaminhada à Delegacia de Laranjeiras do Sul e nos próximos dias será denunciada criminalmente pelo Ministério Público. A 2ª Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul, sob comando do delegado Bradock, deu apoio à operação.

O GAECO é o braço do Ministério Público do Estado do Paraná que trata do combate ao crime organizado e do controle externo da atividade policial. Há unidades do grupo em Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Guaíra e Maringá. Todas são compostas por policiais civis e militares e por integrantes MP-PR – procuradores e promotores de Justiça – que são os responsáveis pela coordenação das ações.