Secretário pede esforço contra pedofilia

O secretário de Estado da Justiça, Aldo Parzinello, pediu ontem esforço conjunto do Legislativo e do Judiciário contra a pedofilia, durante apresentação dos números do Sistema Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, na Assembléia Legislativa. Parzianello destacou o lançamento da Campanha de Prevenção e Combate à Exploração Infantil ocorrido no último domingo, no encontro dos governadores que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) em Foz do Iguaçu e a necessidade de cooperação para que as medidas adotadas tenham efeito.

Ao ressaltar que apenas 5% dos casos denunciados em três anos geraram prisões e em apenas 10,5% foram instaurados processos criminais, o secretário afirmou que é hora de abandonar “as doutrinas e teorias” e partir para as ações severas. “A reação tem que ser conjunta contra os números que mostram que 60% das denúncias são sobre abusos que ocorrem dentro da própria família, que se transforma em aliciadora em 11% dos casos de exploração sexual”, afirma Parzianello.

Semana

A visita do secretário da Justiça à AL fez parte da programação da Coordenadoria dos Direitos da Cidadania para esta semana, devido ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que teve início no último domingo.

As atividades relativas ao tema seguem até amanhã. Hoje será apresentado o painel “As Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Estado do Paraná”, no auditório do Cefet-PR, das 14h às 18h, sob a coordenação dos docentes Domingos Leite Lima Filho, Daniela da Silva e Dorival da Costa. O encerramento da semana se dará amanhã, em Curitiba, com uma concentração de pessoas na escadaria da Universidade Federal do Paraná, Praça Santos Andrade. O grupo sairá às 14h30, em passeata para panfletagem, seguindo pela Rua XV de Novembro até a Praça Rui Barbosa.

Voltar ao topo