Identificados skinheads suspeitos de participar de morte de rapaz

A Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) divulgou, nesta quinta-feira (16), as fotos de três suspeitos de integrar o grupo de skinheads que perseguiu, atacou e matou Lucas Augusto de Carvalho, 18 anos, na noite de 5 de setembro, no bairro São Francisco, em Curitiba. Fernando Santana, 28, Gabriel de Oliveira Cata Preta, 18, e Carlos Rodrigo Túllio Saraiva, 27, foram identificados por dois rapazes que estavam junto com a vítima e por testemunhas.

A mãe de Preta contou à polícia que, há dois meses, Santana e seu filho foram atacados a faca por um grupo de punks. Para o delegado Vinicius Martins, da DFR, esse seria o motivo do crime. “Eles perseguiram a vítima e quatro amigos até a Rua Inácio Lustosa, onde se separaram. Acreditamos que Santana e Preta acharam que Carvalho era uma das pessoas que os atacou”, disse.

Como os amigos da vítima não estavam com ela no momento do ataque, não souberam dizer se os rapazes identificados são os autores do crime ou apenas integrantes do grupo. Ainda segundo o delegado Martins, a polícia têm provas que os três rapazes identificados faziam parte do grupo de skinheads – grupo de orientação neonazista reconhecido por perseguir minorias.

Movimento

Santana trabalha em uma loja de tatuagens próximo ao Shopping Muller, onde a polícia encontrou seu computador com diversas imagens relacionadas à facção. “Descobrimos também que Preta tinha relação com Maurício Caetano da Silva, preso anteriormente por ter relação com os skinheads”, explicou.

A polícia vai solicitar à Justiça a prisão preventiva dos suspeitos e conta com a colaboração da população para prendê-los. Dos três, Santana é o único a possuir passagem pela polícia, por tráfico de drogas.

Outras nove pessoas supostamente envolvidas no crime ainda precisam ser identificadas. As imagens das câmeras de segurança do shopping mostram um homem identificado como “Girino”, o primo dele, outro rapaz conhecido como “Sapo”, e seis integrantes de um grupo que mora em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Um dos suspeitos teria o nome de Henrique, e os demais integrantes, de acordo com o delegado, seriam parentes dele. “As pessoas que tiverem qualquer informação sobre o paradeiro deles ou identificarem um dos nove rapazes, pode ligar anonimamente pelo telefone 3218-6100 e 181 e colaborar na solução deste caso”, pede o delegado.

Perseguição

Segundo a polícia, no início da noite de domingo, 5 de setembro, Carvalho e mais quatro amigos teriam sido perseguidos por mais de dez homens carecas e trajando preto até a Rua Inácio Lustosa, onde ocorreu o crime. Nesse ponto, os amigos da vítima seguiram em outra direção e Carvalho foi atacado. Ele levou cinco facadas e morreu a caminho do hospital. Os agressores fugiram, levando a carteira e o celular da vítima, caracterizando assim, o crime de latrocínio.