Polícia Militar realiza operação contra o tráfico

A Polícia Militar do Paraná (PM) realiza, pelo menos até amanhã, uma operação especial presencial de repressão ao tráfico de drogas e porte ilegal de armas nos bairros mais violentos de Curitiba.

Desde o início da tarde de ontem, equipes da PM e da Ronda Ostensiva de Natureza Especial (Rone) estão percorrendo ruas do Cajuru, Cidade Industrial, Sítio Cercado e Tatuquara, com objetivo de abordar pessoas suspeitas e reduzir o índice de violência nessas regiões.

A operação conta com cerca de 150 policiais por turno (de seis horas cada), 35 viaturas, 13 motos e um helicóptero da PM. O balanço final da operação será divulgado na segunda-feira pela PM.

De acordo com o coronel Luiz Rodrigo Carstens, da PM, o trabalho será intensificado de acordo com o dia, hora e local onde mais acontecem mais delitos e crimes.

“Nos baseamos em estudos da PM e relatos da própria comunidade desses bairros. Vamos reprimir qualquer tipo de delito durante esses dias de operação”, afirma.

O foco dos policiais envolvidos ficará voltado à repressão dos criminosos. “Vamos abordar qualquer elemento suspeito com objetivo de apreender e coibir a presença de drogas, armas e violência nesses bairros. Trata-se de uma operação muito dinâmica”, diz.

Ao mesmo tempo em que acontece a operação, o efetivo diário da PM será mantido. “A operação não irá interferir no trabalho diário da PM”, ressalta. Na tarde de ontem, a equipe de reportagem acompanhou uma ronda feita pela Rone no Tatuquara.

 Com apenas algumas voltas pelo bairro, a equipe o cabo Claudio Sinkes já abordou um rapaz suspeito. “Ao entrar nas ruas menores avistamos o rapaz dirigindo um veículo suspeito. Paramos e, ao realizar revista, verificamos que ele estava dirigindo com a habilitação vencida”, diz.

Mesmo não envolvendo drogas ou armas, o rapaz teve que responder pelo seu comportamento. Para Sinkes, esse tipo de operação é importante, pois “atinge as regiões mais problemáticas desses bairros mais violentos”, diz.